Início » Brasil » Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara
COM 293 VOTOS

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

Judiciário ainda pode retirá-lo do cargo, já que a legalidade de sua candidatura foi questionada no STF

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara
Rodrigo Maia é reeleito como presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Na última quinta-feira, 2, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados para o mandato de 2017-2018. Com 293 votos, ele venceu os cinco concorrentes em primeiro turno. No entanto, ele ainda depende de um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), já que a legalidade de sua candidatura foi questionada no tribunal.

Para ser eleito em primeiro turno, Maia necessitava de pelo menos metade mais um dos votos, ou seja, 253 votos. Dos 513 deputados da Câmara, 504 participaram da votação. Os outros cinco adversários de Maia tiveram o seguinte resultado: Joavir Arantes (PTB-GO), 105 votos; André Figueiredo (PDT-CE), 59; Júlio Delgado (PSB-MG), 28; Luiza Erundina (Psol-SP), 10; e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), 4; votos em branco: 5.

O questionamento judicial contra Maia foi o de que um presidente não poderia concorrer à reeleição dentro de uma mesma legislatura. Maia, em sua defesa, disse que havia sido eleito em julho de 2016 para um mandato-tampão de seis meses, já que Eduardo Cunha havia renunciado.

Apesar das quatro ações contra a candidatura de Maia, o ministro do STF Celso de Mello decidiu não acolher a medida liminar solicitada pelos concorrentes de Maia e o liberou para disputar a reeleição. No entanto, o Judiciário ainda poderá retirá-lo da presidência da Câmara.

Fontes:
El País-Rodrigo Maia é reeleito para presidência da Câmara no primeiro turno
G1-Rodrigo Maia é reeleito em primeiro turno presidente da Câmara dos Deputados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    E as leis para eles não são respeitadas, fazem o que querem e é através de arrumadinho, agora a força está com Michel Temer.

  2. Beraldo disse:

    Pai nosso que estais no céu…

    Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

    Amém!

    O pós-impeachment está produzindo um conluio, inimaginável, entre os poderes da república, acordo implícito que vai se tornando explícito, principalmente de não interferência de nenhum deles nos crimes cometidos por agentes dos outros.

    E na medida do possível vão se ajudando uns aos outros.

    PCB – Primeiro Comando do Brasil!

    Também com outras vertentes, que já se organizam nas sombras dos bastidores dos poderes.

    Estupefatos, mídia e simpatizantes do pós-impeachment, esgotaram seus argumentos tangenciais que, ante o indefensável, se tornaram
    incompreensíveis (difíceis de entender).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *