Início » Brasil » Rótulos terão que trazer alerta para consumidores alérgicos
Alimentos

Rótulos terão que trazer alerta para consumidores alérgicos

Medida foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa

Rótulos terão que trazer alerta para consumidores alérgicos
Campanha 'Põe no Rótulo' lançada em 2014 (Fonte: Reprodução/Divulgação)

Os rótulos de alguns alimentos industrializados vendidos no Brasil terão que trazer alertas para os consumidores sobre a presença de ingredientes que podem induzir uma reação alérgica.

A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, nesta quarta-feira, 24. Os fabricantes terão 12 meses para ajustarem suas embalagens ao novo regulamento, que ainda será publicado no Diário Oficial da União.

Um total de 17 alimentos estão enquadrados na obrigatoriedade, incluindo frutos do mar (peixes e crustáceos), castanhas e derivados, ovos, trigo, cevada, centeio, aveia e látex.

A nova regra prevê que o alerta deve ser inserido logo abaixo da lista de ingredientes do produto, em caixa alta e também com cor de destaque em relação à embalagem, além de ser precedido pelo aviso “Alérgicos”.

Os fabricantes também terão que alertar os consumidores nos casos de alimentos que possam conter, de forma não intencional, traços de algum dos ingredientes alérgenos, utilizando o termo “pode conter”, referindo-se à possibilidade de contaminação cruzada durante os processos de produção e manipulação.

Fontes:
Veja - Rótulos de alimentos devem ter alerta para alérgicos, diz Anvisa

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *