Início » Brasil » Morre Santos Dumont
NESTA DATA

Morre Santos Dumont

Considerado o pai da aviação, Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932

Morre Santos Dumont
Santos Dumont criou o dirigível Brasil 6 e, com ele, contornou a Torre Eiffel (Reprodução/Internet)

Nascido em uma fazenda no estado de Minas Gerais, Santos Dumont foi inventor de diversos objetos, dentre eles, o relógio de pulso e o avião. Filho do magnata do café Henrique Dumont, ele desenvolveu sua habilidade com a mecânica a partir do trabalho com as modernas máquinas utilizadas nos cafezais. Contudo, foi por meio da obra literária de Julio Verne, que Santos Dumont mudou a própria vida.

Leia mais: Santos Dumont

Formado pela Universidade do Rio de Janeiro, Dumont foi enviado pelo pai para estudar física, química, mecânica e eletricidade em Paris, no ano de 1891. Lá, ele se especializou em aeronáutica e realizou a primeira experiência com balões, seis anos depois. Depois de outros experimentos, em 1901, Santos Dumont criou o dirigível Brasil 6 e, com ele, contornou a Torre Eiffel.

Mais tarde, ele inventou e construiu o próprio avião, recebendo a denominação de “pai da aviação”. Em 1906, Santos Dumont conseguiu voar no 14 BIS a seis metros de altura, ao longo de 220 metros do Campo de Bagatelle. Por esse feito, ele foi agraciado com a Taça Archdeacom, criada para o primeiro avião que se elevasse, pelos próprios meios, mais de 25 metros.

Depois do 14 BIS, outros aviões foram criados e elaborados por Dumont. Contudo, ao ver seus inventos serem utilizados como arma bélica, o pai da aviação começou a sofrer de fortes depressões, que foram agravadas após o início da Primeira Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, Santos Dumont cometeu suicídio, no dia 23 de julho de 1932.

Existe uma polêmica em torno do pioneirismo desse invento. Os irmãos Wright, mecânicos norte-americanos, realizaram uma decolagem três anos antes de Dumont. Contudo, o que difere Dumont dos americanos foi a curva feita pelo 14 BIS que retornou ao ponto de partida, diferentemente dos Wright que voaram em linha reta.

 

Fontes:
BrasilEscola-Alberto Santos Dumont

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Marcelo Recski disse:

    Há mais uma diferença em relação aos irmãos Wright: o 14 Bis tinha motor e, portanto, decolou e pousou sozinho. Os americanos usaram catapulta para decolar.

  2. Afonso Schroder disse:

    Santos Dumont, cidadão brasileiro que deu sua contribuição inestimável para termos nos dias de hoje um dos meios de condução mais seguros do planeta aviões transportando pessoas e mercadorias pelo mundo todo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *