Início » Brasil » OMS declara sarampo erradicado no Brasil
SAÚDE

OMS declara sarampo erradicado no Brasil

Com o último caso registrado há um ano, autoridades da área de saúde declararam o vírus erradicado do país

OMS declara sarampo erradicado no Brasil
Agências investiram R$ 1,2 milhão em ações para controle da doença no país (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Depois de um ano sem casos de sarampo no Brasil, a circulação endêmica do vírus do sarampo foi considerada interrompida no país, de acordo com Merceline Dalh-Regis, presidente do Comitê Internacional de Avaliação e Documentação da Eliminação do Sarampo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), a erradicação do sarampo no Brasil foi possível graças a uma colaboração entre a instituição, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do Estado do Ceará e dos municípios de Fortaleza e Caucaia, da Associação Brasileira de Enfermagem, além de universidades.

A Opas/OMS investiu R$ 1,2 milhão em ações para controle do sarampo e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Entre os anos de 1985 e 2000, o Brasil passou por uma drástica redução nos casos de sarampo, e não registrou casos autóctones até março de 2013. Naquele ano, um novo surto eclodiu em Pernambuco e no Ceará. Houve surtos também em 2014 e 2015, principalmente nesses dois estados.

Surtos recentes nos EUA 

Em 2000, os Estados Unidos declararam que o sarampo estava erradicado do país, graças a uma vacina altamente eficaz, um forte programa de vacinação infantil e um forte sistema de saúde pública para a detecção e tratamento em casos individuais e de surtos.

Em 2014, porém, o país passou por uma nova epidemia da doença. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), 97% dos casos foram trazidos ao país por americanos que viajaram ao exterior, especialmente os que estiveram nas Filipinas. Foi o maior surto de sarampo nos EUA desde 1994. Em dezembro daquele mesmo ano, o país passou por um novo surto da doença.

Fontes:
G1 - Sarampo está erradicado do Brasil, segundo Comitê Internacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *