Início » Brasil » Sarney defende que ex-presidentes não disputem mais eleições
Entrevista

Sarney defende que ex-presidentes não disputem mais eleições

Presidente do Senado, que tem 82 anos, está na política desde 1955

Sarney defende que ex-presidentes não disputem mais eleições
Presidente do Senado, José Sarney (Fonte: Reprodução/ABr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em entrevista ao programa “Poder e Política”, do jornal Folha de S.Paulo e do portal Uol, o presidente do Senado, José Sarney, defendeu uma mudança na lei para impedir ex-presidentes da República de voltarem a disputar qualquer cargo eletivo.

Sarney, que tem 82 anos, está na política desde 1955. O maranhense foi presidente da República entre 1985 e 1990 e, em seguida, disputou e venceu três eleições sucessivas para o Senado. O atual mandato termina em 2015, quando completa 24 anos no Congresso.

Aposentadoria eleitoral

O político garante que agora não pretende mais ser candidato a nada, e já no início de 2013 deixa a presidência do Senado, um primeiro passo rumo à aposentadoria eleitoral, e pretende ter menos compromissos partidários para desfrutar mais de sua “paixão” pelo Maranhão.

Durante a entrevista, José Sarney defendeu uma mudança no sistema de governo para o parlamentarismo e disse que as “medidas provisórias destruíram o Congresso”.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Lei deve proibir ex-presidentes de disputar eleições, diz Sarney

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

12 Opiniões

  1. Luiz A. F. Ramos disse:

    ALELUIA !!! Até que enfim uma decisão sensata dessa excrescêcia maranhense. Mas veio tarde demais pois ele usufruiu muita da situação atual. Mas mesmo assim é válida sua sugestão.

  2. Luiz A. F. Ramos disse:

    Corrigindo: “essa excrescência maranhense”.

  3. Isamu Sasaya disse:

    É engraçado a tamanha hipocrisia, só agora que ele vai se aposentar das eleições, depois de 60 anos na política que vem com essa de ex-presidentes não poderem disputar mais cargos eletivos. É uma excelente idéia, porém, de antemão sabemos que os políticos, ditos de carreira, jamais aprovarão tal lei, se nem a reforma política eles querem, pois assim como está é ótimo para eles, para continuarem fazendo de idiotas, a maioria dos eleitores ignorantes e também os cultos e ricos, interesseiros e corruptos para continuarem ganhando ilicitamente o dinheiro deste povo brasileiro, trabalhador e sofrido. Até quando, meu Deus!

  4. Geraldo euclides disse:

    Não sei porque ainda dão espaço a esse “Brontonsáuro” presidente vitalício da republica do maranhão ou seja: companhia hereditária quando morrer será repassada aos seus descendentes e agora aos 82 sem mais futuro propõe não reeleger quem está no poder e o interessante o sujeito que nunca passou em Tocantis ser “eleito” ali, nada mais é que um caso típico de vaidade política e sendo já aposentado para que serve os mais de 26 mil reais que recebe para nada fazer no Senado, dinheiro na mão de velho só serve para comprar remédios pois não tem prazeres e nem ânimo para gastar, não bebe bebidas alcoólicas, não fuma, não dirige carros, não namora e sexo nem sabe distinguir mais, para que recebe pagamento? <renuncie enquanto está com resto de saúde para não sair igual ao senador Nelson Carneiro que após vários derrames: CTI e fim.

  5. dalton disse:

    Paixao pelo maranhao. Durante 55 anos a familia Sarney transformou o estado do maranhao em um dos estados mais miseraveis do Brasil. fico agora imaginando se ele, Jose Sarney, tem coragem ou mesmo orgulho de olhar para traz. Olhar e ver um povo sofrido, analfabedo, pobre de recursos e esperancas. sem falar no resto do Brasil. ficamos so no nordeste, terra de gente bonita, valente , cheia de alegria e condenada pela ganancia e falta de patriotimos por parte daquele que se diz protertor do povo e da democracia brasilieira. Pois bem, Sr. sarney, digo que o senhor ja vai tarde e que todos nos vamos esta muito gratos to tamanha decisao. sera uma outra pagina na historia do brasil. um novo tempo sem Joser Sarney, o homen politico que destruiu toda uma , uma nao, muitas geracoes de jovem sonhadores. pode acriditar, o seu tempo acabou, mas a miseria que voce plantou por todos estes anos, a praga Sarney vai permanece pelo estado do maranhao, pelo nordeste e ate mesmo pelo brasil afora por muito e muitos anos. pra terminiar, se o inferno realmente existe. eu acho que nao. mas de qualquer maneira espero que o dono dele, tenha um espaco reservado pra voce e toda sua ganancia.

  6. Marcia disse:

    Concordo com os dois comentários anteriores ao meu, Isamu Sasaya e Luiz A.F.Ramos, mas é isso “antes tarde do que nunca”. Amém.

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    As eleições só acontecerão em 2014 e já estão com medo de Lula? eita nordestino porreta. Eu sou nordestino, não votei em Lula mais como diz Ana Carolina na música “So pra sacaniar” eu votarei no Lula para a me— virar boné.

  8. Jeferson disse:

    Ainda temos que esperar até 2015, para nos livrar dessa praga que devastou o progresso do Maranhão, hoje uns dos estados mais atrazados e miseravel do brasil.

  9. João Cirino Gomes disse:

    Sarney defende que ex-presidentes não disputem mais eleições.

    Neste ponto eu concordo com Sarney: Principalmente os corruptos e ladrões!
    Estes deveriam ser tratados como os bandidos que são!

  10. gera disse:

    QUE FANTASTICO DEPOIS DE TANTO MAL QUE FEZ AO BRASIL E PRICIPALMENTE AO MARANHAO, ELE FAÇA ALGO DE BOM E APROVEITA SARNEI PARA TBEM COM ESSA LEI E DIMINUI ESSA MAFIA POLITTICA QUE E DEMASIADA.

  11. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    “Marimbondos me mordam! Essa proposta de Sarney só seria relevante para o legítimo interesse do país se a proibição de ex-presidentes de disputar novas eleições fosse extensiva também às presidências do Senado e da Câmara de Deputados

    De resto, os comentários anteriores já externam o repúdio a Sarney e cia., que já devia ter se retirado (ou sido retirado!) da política brasileira há muito tempo! Melhor seria que ele, Sarney, se limitasse a sua (medíocre) produção literária. Estivesse ele a rondar somente a Academia Brasileira de Letras (para a qual, aliás, ele confessamente, se candidata a presidir!), sua “imortalidade” estaria incomodando bem menos…!

  12. Robson Mothé disse:

    Sai fora Sarney, deveria começar com o Sr. que está a tanto tempo no poder se beneficiando das mordomias que é oferecido ao político neste país onde a grande maioria do povo ganha um misero salário mínimo. Deveria sim, diminuir o número de políticos e aumentar o número de médicos, professores, policiais, engenheiros, garis, etc. O povo não aguenta mais pagar tantos impostos, a maioria no inicio do ano, e não ter a contrapartida do poder público do Brasil, onde não servem ao povo e sim se servem. CHEGA DE DEMAGOGIA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *