Início » Brasil » Sarney, vice de Tancredo, assume a presidência
NESTA DATA

Sarney, vice de Tancredo, assume a presidência

Depois da campanha das Diretas Já, o povo não conseguiu a eleição direta; o primeiro presidente civil depois do regime militar foi eleito pelo colégio eleitoral

Sarney, vice de Tancredo, assume a presidência
Sarney foi eleito depois de Tancredo ter sido internado com diverticulite e morrer logo depois (Reprodução/ Internet)

Em 1985, depois da campanha popular Diretas Já, o deputado Tancredo Neves foi eleito como o primeiro presidente civil depois de duas décadas de regime militar. Tancredo, porém, não conseguiu assumir o cargo. Doze horas antes de tomar posse, foi internado com diverticulite, uma inflamação no intestino. Seu vice, José Sarney, foi empossado em seu lugar, no dia 14 de março de 1985.

A campanha das Diretas Já foi uma das maiores manifestações políticas populares. As manifestações tinham apoio de políticos como Fernando Henrique Cardoso, Lula e Brizola, além de diversos artistas. A campanha nasceu em 1983, junto com a Proposta de Emenda Constitucional número 5, do deputado federal Dante de Oliveira, que dizia que o presidente da República seria eleito por voto direto, e não pelo Colégio Eleitoral.

Depois de anos de regime militar, existia um grande anseio democrático, que só aumentou depois da crise econômica dos anos 1980. O “milagre econômico” que garantiu a aprovação dos militares tinha chegado ao fim, e a eleição para governadores já havia acontecido, dando o gosto do voto popular aos cidadãos.

A emenda de Dante foi votada, mas não passou, mesmo com a maioria votando a favor. Foram 298 votos a favor e 65 contra. Como não atingiu os dois terços necessários para mudar a Constituição, nada mudou. A população estava frustrada. Tancredo Neves, um político que vinha se equilibrando entre o regime e a oposição, foi lançado como candidato. E Sarney, antigo apoiador do Regime, lançado como vice. Contra o concorrente de Maluf, Tancredo ganhou e se tornou o primeiro presidente civil eleito. Mas de forma indireta, não como as Diretas Já pediam.

Somente na eleição seguinte, em 1989, os votos puderam ser diretos. Os principais personagem da disputa foram Lula, Collor e Sarney. Collor venceu, se tornando o primeiro presidente eleito por voto direto desde Jânio Quadros.

Fontes:
Guia do Estudante- Diretas Já Já

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *