Início » Brasil » Sem caixa-preta, painéis da cabine vão elucidar acidente
Coluna Esplanada

Sem caixa-preta, painéis da cabine vão elucidar acidente

Técnicos do CENIPA acreditam que o relatado problema de ignição do jato, na ocasião anterior, pode ter causado corte de energia para o CVR, aparelho que alimenta a caixa-preta do jatinho PR-AFA

Sem caixa-preta, painéis da cabine vão elucidar acidente
Agora, técnicos concentram as investigações nos painéis eletrônicos, softwares e objetos recolhidos da cabine (Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Embora por motivos óbvios não divulguem, por segredo determinado em lei, técnicos do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica acreditam que o relatado problema de ignição do jato, em outra ocasião, pode ter causado corte de energia para o CVR, aparelho que alimenta a caixa-preta do jatinho PR-AFA. Em tese, isso explicaria a ausência de dados de voz da cabine do voo fatídico que vitimou Eduardo Campos e equipe no Cessna PR-AFA. Os técnicos agora concentram as investigações nos painéis eletrônicos, softwares e objetos recolhidos da cabine, em trabalhos nos laboratórios de Brasília e São José dos Campos (SP).

Voo cego

Leandro Mazzini é jornalista e colunista do Opinião e Notícia

O piloto estava sem ‘teto’, ou visibilidade, no linguajar aeronáutico. Ele teria embicado o jato para ver a pista e a perdeu. O CENIPA já tem as fotos de satélite do momento.

Sem pressa

Experientes pilotos e especialistas em segurança de voo indicam que o CENIPA terá um relatório final de ‘fatores contribuintes’ para o acidente dentro de um ano.

Algo no ar

Junto com o técnico da fabricante Cessna, desembarcaram em Santos funcionários da Federal Aviation Administration, do governo americano. É praxe para estes casos.

Lupa

A Cessna tem suas preocupações evidentes: as ações da companhia vão ao chão em caso de descoberta de eventual falha de motores.

Romaria aérea

Além de voos comerciais lotados para a cidade, de todo canto do País começam a decolar jatos executivos rumo ao Recife. Espera-se o início do velório de Eduardo Campos e demais vítimas do acidente para este domingo. O presidenciável Pr. Everaldo (PSC) já embarcou ontem para Pernambuco.

PT x Vargas

O TSE começa a dar celeridade no processo em que o PT pede a perda de mandato do deputado André Vargas, que se desfiliou do partido. A ministra Luciana Lóssio marcou audiência entre as partes para dia 22, sexta que vem, às 15h. Será a primeira vez que Vargas e os advogados do PT vão se confrontar.

Será?

Tucanos de alta plumagem dizem que o presidenciável Aécio Neves saiu brabo da entrevista no Jornal Nacional da Globo. Todos acham que Bonner pegou demais no pé.

Fogo amigo

Não demoraria. A ala anti-Marina Silva no PSB lançou Luiza Erundina candidata a presidente no lugar de Eduardo. Quieta, Marina apenas levou seu nome a consulta.

Espionagem?

(Reprodução/internet)

Na quinta-feira, mostram imagens do site flightradar24, dois Helium Baloom do Google sobrevoaram o Brasil. Um passou na rota oeste-leste, cruzando Mato Grosso do Sul e São Paulo, rumo ao Atlântico Sul, a 61 mil pés. O outro subia, a 681 pés, do Norte da Bahia e percorreu o Nordeste.

Explica-se

O Google tem parcerias com a NASA e grandes empresas de satélite americanas. Soltou pelo mundo esses balões experimentais com projeto inovador na tentativa de levar internet via satélite para todos os cantos do planeta. A priori, é isso.

Ligações

O avião arrendado da AF Andrade Participações é uma prova de que, apesar da figura radical de Marina, Campos não se afastara do agronegócio. O grupo, porém, em recuperação judicial, não é doador de campanha do PSB.

Do bolso

A AF Andrade figura nos últimos pleitos, desde 2006, apenas como doadora de R$ 34 mil para candidato a deputado estadual do PSDB em Minas.

Arranjos locais

A despeito da candidatura sub judice de José Roberto Arruda (PR) ao governo do DF, o PSC decidiu apoiar o candidato, líder nas pesquisas, espalhou a distrital Gizele Nicosk.

Ponto Final

Tudo mundo roubou. O PT, meu partido, os tucanos, não tem mais santo. Não tem partido que signifique transparência, verdade, dignidade

Marcelo Almeida, herdeiro do Grupo CR Almeida e candidato ao Senado pelo PMDB do Paraná, sobre partidos e o caso Petrobras, em entrevista a um jornal.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. PC disse:

    Cada vez mais os fatos mostram que foi um crime e não um acidente…

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Tá ai o despreparo dos técnicos brasileiros em aeronave, se as asas do Cessna se depreenderia em casos como este e porque não ocorreu. MISTÉRIO que ficará como: Ulisses Guimarães, João Goulart, Marcos Freire, Juscelino e outros.

  3. ney disse:

    Mas já abriram a caixa preta? e elas tinham o que? ta, ta, ta, eu acredito. e as caixas pretas dos aviões dos últimos acidentes no Brasil, tinha o que? há ninguém sabe né?

  4. Joaquim Caldas disse:

    No assassinato de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães a Rede Globo saiu-se abaixadinha,mas sabia de toda a verdade.Que tal atrair Campos par entrevistas?

    Áureo Ramos.
    Os acidentes só matam opositores e em proximidade de campanhas ou eleitos.O avião da esquerda nunca cai!
    Pobre dos militares quem defendiam o povo?!

  5. Pensador disse:

    Nos deixa pasmos que um equipamento de tão alta tecnologia não acuse falta de alimentação e não tenha bateria interna.
    Meu notebook, muito mais barato, avisa se eu desligar a fonte.

  6. Rodrigo disse:

    “O avião não pousou porque ‘não tinha teto’…”

    Quem nunca ouviu ou até mesmo não pronunciou ERRADAMENTE essa frase? Pois bem… de hoje em diante, você meu amigo dirá que “SEM TETO” é o movimento dos desabrigados do MST. Por favor… NUNCA MAIS repita “SEM TETO” com conotação de “POUCO TETO” para explicar aquele atraso inesquecível.

    Em aviação, o “teto” é, a grosso modo, a base da nuvem mais baixa, capaz de interferir na aproximação e pouso de aeronaves. Voar “SEM TETO” é perfeito, é ótimo. Significa que a visibilidade para piloto avistar o chão e a pista estão garantidos! Já, o “teto BAIXO” não tem nenhum sinônimo de “pouco teto” ou de “sem teto”, mas sim de que a BASE DE NUVENS ESTÃO PERTO DEMAIS DO CHÃO, restringindo a visibilidade do piloto para com a pista.

    No caso, diga que a operação estava “abaixo dos mínimos operacionais”, ou, coloquialmente, fale que o aeroporto estava “fechado para pouso” (por causa das restrições meteorológicas de teto e visibilidade).

    O teto baixo é um dos motivos para que os pousos sejam realizados segundo as regras de voo por “INSTRUMENTOS”. Assim, é equivocado também dizer que o avião pousou “por aparelhos”. Não existe pouso “por aparelhos”, mas, sim, “segundo as regras de voo por instrumentos” devido às restrições de teto e/ou visibilidade no momento.

  7. Vitafer disse:

    Meu primeiro pensamento após o acidente foi de que pode ter havido sabotagem. Será???

  8. Evandro Correia disse:

    Estava demorando para os adeptos da teoria da conspiração se manifestarem. Todo mundo foi assassinado, JK, Tancredo, Ulisses… E que tal Getulio Vargas, deram um tiro nele e falsificaram o suicídio, que tal?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *