Início » Brasil » Senado aprova texto-base da Previdência em 1º turno
REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Senado aprova texto-base da Previdência em 1º turno

PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno para ser promulgada

Senado aprova texto-base da Previdência em 1º turno
Votação dos destaques foi suspensa e será retomada nesta quarta (Fonte: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Por 56 votos a 19, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 1º, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência.

A sessão durou quase quatro horas. Para ser aprovado, o texto precisava do apoio de 49 senadores.

A expectativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP),  era concluir a tramitação do texto-base e dos destaques até às 22h, mas o grande número de senadores inscritos para discursar, principalmente da oposição, atrasou o início da votação, cujo resultado foi anunciado somente às 22:51h.

Alcolumbre ressaltou, antes de concluir a votação, que “essa é a reforma mais importante do Estado porque, sem ela, não seríamos capazes de fazer outras. O Estado brasileiro está capturado, sem condições de investimento”.

Já o relator da PEC, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), afirmou que a reforma é impopular, porém necessária: “O Brasil, na maneira que vai, dentro de aproximadamente dois anos, se não fizermos a reforma previdenciária, vamos chegar a um momento, já em 2021, em que a União não terá um tostão sequer para investimento. Vamos entrar numa era em que todos aqueles discursos proferidos aqui e aqueles desejos sonhados aqui ao redor da educação, da saúde e do emprego não poderão ser alcançados ou sequer que haja tentativa de alcançá-los”.

Após a aprovação do texto-base, os senadores começaram a votar os destaques. A votação, no entanto, foi suspensa e será retomada em uma sessão extraordinária marcada para às 11h desta quarta-feira, 2.

A PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno para ser promulgada. Alcolumbre afirmou que pretende concluir a votação antes do dia 10 de outubro.

Fontes:
EBC - Plenário do Senado aprova texto-base da reforma da Previdência

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ruy disse:

    Muito boa tarde.
    É verdade que a reforma é necessária. Entretanto, ao meu juízo, deveria ser acompanhada de arcabouço legal que permitisse ao pessoal mais idoso de trabalhar o tempo necessário para completar os novos limites estabelecidos, caso contrário, poderá vir a receber uma aposentadoria inferior ao salário recebido a maior parte do tempo, uma vez que o cálculo da aposentadoria é feito sobre o salário dos últimos anos de trabalho.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *