Início » Brasil » Senado estuda alterar a reforma política votada na Câmara
Política

Senado estuda alterar a reforma política votada na Câmara

Senadores estudam derrubar o fim da reeleição e a fixação do mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, duas das medidas aprovadas pela reforma política

Senado estuda alterar a reforma política votada na Câmara
O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que quer evitar que 'haja reforma de uma Casa contra outra' (Foto: Wikimedia)

O Senado deverá realizar grandes mudanças em algumas medidas da reforma política aprovadas pela Câmara dos Deputados. Os senadores estudam derrubar o fim da reeleição e a fixação do mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. Isso porque eles enfrentariam uma redução no tempo de mandato, que hoje é de oito anos.

Os políticos dão como certas as mudanças que serão realizadas no projeto, seja em conversas reservadas ou públicas. Uma reunião foi realizada na última terça-feira, 23, entre um grupo de senadores, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral com o objetivo de atingir um consenso sobre o tema.

“Foi um primeiro contato para desarmar um pouco as posições, inclusive da Câmara. Foi positivo no sentido de harmonizar posições. Não que tenhamos consenso em todos os temas, mas temos que apresentar para o país uma proposta melhor do que a que veio da Câmara”, explicou a ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Uma segunda reunião está programada para esta quinta-feira, 25, com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o objetivo é integrar todas as esferas do governo para reduzir as divergências entre os poderes. Renan afirmou que a intenção é evitar que “haja reforma de uma Casa contra outra”.

Para que o projeto seja aprovado, é necessário que passe por outro turno de votação na câmara dos deputados, precisando de no mínimo 308 deputados votantes. O mesmo é necessário no Senado, dois turnos de votação com pelo menos 49 dos 81 senadores votando.

Fontes:
Congresso em Foco-Reforma política da Câmara será desfeita no Senado

1 Opinião

  1. ney disse:

    Se o país não tivesse esses senadores, faria alguma diferença para pior?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *