Início » Brasil » Senado rejeita indicado por Dilma para cargo na OEA
derrota do governo

Senado rejeita indicado por Dilma para cargo na OEA

Indicação do diplomata Guilherme Patriota foi rejeitada por 38 votos a 37

Senado rejeita indicado por Dilma para cargo na OEA
Guilherme Patriota é irmão do ex-ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota (Fonte: Reprodução/Agência Senado)

Pouco antes de votar a indicação do jurista Luiz Fachin para o STF, o Senado rejeitou nesta terça-feira, 19, o nome do diplomata Guilherme Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Irmão do ex-ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota, Guilherme Patriota, que hoje é vice-chefe da Missão do Brasil junto à ONU, foi rejeitado com 38 votos contrários e 37 favoráveis.

O diplomata precisava de pelo menos 41 votos favoráveis. A rejeição ao nome de Guilherme Patriota representa mais uma derrota do governo federal no Congresso, uma vez que a indicação para o cargo na OEA é atribuição da Presidência da República.

O senador Lindhberg Farias (PT-RJ) criticou a decisão do Senado, ressaltando que “é a primeira vez na história que um diplomata de carreira é rejeitado”.

Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que “a Presidenta da República, Dilma Rousseff, reconhece no diplomata Guilherme de Aguiar Patriota as qualidades profissionais e o saúda pela extensa folha de serviços prestados ao país. Ela acredita que Patriota saberá superar o momento de adversidade”.

Antes da rejeição de Patriota, o Senado aprovou a indicação do diplomata Paulo César de Oliveira Campos para o cargo de embaixador do Brasil na França e de João Alberto Dourado Quintaes e Cícero Martins Garcia para as embaixadas brasileiras na República do Mali e na Geórgia, respectivamente.

Fontes:
G1 - Por 38 a 37, Senado rejeita diplomata indicado por Dilma para a OEA

2 Opiniões

  1. carlos doria disse:

    Uma vergonha essa decisão do Senado. Fazem isso só para atingir a Dilma.

  2. olbe disse:

    Pura vingança..ele fica duelando entre eles pra ver quem leva a melhor..nunca pensam no que é melhor pro Brasil!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *