Início » Brasil » Sérgio Moro aceita outra denúncia contra Lula na Lava Jato
RÉU PELA QUINTA VEZ

Sérgio Moro aceita outra denúncia contra Lula na Lava Jato

Construtora Odebrecht é acusada de comprar apartamento em São Bernardo e prédio para Instituto Lula

Sérgio Moro aceita outra denúncia contra Lula na Lava Jato
Juiz diz que acusação deverá produzir prova acima de qualquer dúvida razoável de suas alegações caso pretenda a condenação (Foto: EBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nesta segunda-feira, 19, o juiz Sérgio Moro aceitou outra denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, Lula se torna réu pela quinta vez, sendo três pela Operação Lava Jato.

Além da denúncia de Lula, Moro aceitou a de mais oito pessoas. A denúncia foi apresentada à Justiça Federal do Paraná na quarta-feira, 14, e se refere às compras de dois imóveis pela construtora Odebrecht para o ex-presidente: um prédio que serviria de instalação para o Instituto Lula, adquirido pelo valor de aproximadamente R$ 12 milhões, e um imóvel vizinho ao ocupado atualmente por Lula em São Bernardo do Campo, comprado pelo valor de R$ 504 mil.

Apesar de o prédio comprado para ser do Instituto Lula não ter ficado com o ex-presidente, o apartamento de São Bernardo é utilizado por Lula, que diz pagar pelo seu aluguel. A investigação da Lava Jato não encontrou comprovantes de que os pagamentos estejam acontecendo.

Na denúncia, o MPF sustenta que Lula teria participado “conscientemente do esquema criminoso” que lesou a Petrobras e beneficiou a Odebrecht, além de outras construtoras, durante o seu governo, “inclusive tendo ciência de que os diretores da Petrobras utilizavam seus cargos para recebimento de vantagem indevida em favor de agentes políticos e partidos políticos”.

Moro considerou que a denúncia não implica “juízo conclusivo quanto à presença da responsabilidade criminal” e disse que “é no trâmite da ação penal que o ex-presidente poderá exercer livremente a sua defesa, assim como será durante ele que caberá à acusação produzir a prova acima de qualquer dúvida razoável de suas alegações caso pretenda a condenação”.

Além de Lula, tornaram-se ser réus no processo a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia Lula da Silva, que teria participado da “simulação” do aluguel do apartamento de São Bernardo e usufruído do imóvel, o proprietário do apartamento, Glaucos da Costamarques e o advogado de Lula, Roberto Teixeira, acusado pelo MPF de coordenar a aquisição dos imóveis “mediante interposta pessoa”.

A assessoria de Lula divulgou uma nota em que afirma que a Lava Jato “se tornou uma perseguição ao ex-presidente, aceitando ações capengas e sem provas sobre um apartamento que o ex-presidente aluga e um terreno que jamais foi pedido ou usado pelo Instituto Lula”. A assessoria disse ainda que a ação “tem como objetivo impedir que Lula seja candidato em 2018”, e que ele “continuará a se defender na Justiça”.

Fontes:
O Globo-Moro aceita denúncia contra Lula e mais oito na Lava-Jato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. laercio disse:

    Diante de tantas denúncias é difícil acreditar que nada tenha acontecido quanto a irregularidades! Independente destas, o país acusa sérios problemas de ordens diversas, que por sí só, já deveriam ser o suficiente para que não houvesse quaisquer possibilidades de tais presidenciáveis poderem concorrer a cargos públicos de importância maior.

  2. Fábio Rossano Gugik. disse:

    ACREDITO NA OPERAÇÃO LAVA JATO !
    Acredito no Exmo. Dr. SÉRGIO MORO, e tenho certeza de que se a política ao exemplo de repúdio ao Governo pelo péssimo exemplo dado ao Mundo, por RENAN CALHEIROS desrespeitando a MAGISTRATURA, e incentivando, abrindo brechas a qualquer cidadão, já que a Constituição Federal no seu artigo 1o. diz:
    “Todo o cidadão tem o direito de ir e vir”!
    Isso significa que agora com esta tentativa de banalizar os serviços da Nobre Magistratura, invertida pela política depreciativa brasileira, mostra que se:
    A POLÌTICA NÃO INTERVIR NESTE PROCESSO, logo teremos Luís Inácio Lula da Silva, nos presídios de Piraquara no Paraná juntamente com seus filhos Fábio e Lulinha.
    Belo exemplo, não é LULA ?????
    (este é o seu pagamento por ter mentido para o mundo e para a população brasielira, de que além disso, fez sim:
    ESMOLA COM CHAPÉU ALHEIO !!!!!!!
    Que vergonha LULA !!!!!!!

  3. Paulo Fernando disse:

    O Brasil só estar passando por grande dificuldade, por má gerencia de governo que restou demonstrado pelo TCU e lhe faltou controle, gastança além das necessidades,sem falar do envolvimento em corrupção. Agora é o momento de apurar e alguém tem que pagar por tanto desmando. O Lula tem muito indícios e o noticiário já não dá nem conta de propagar só falta
    a confirmação das velhas praticas para ele pagar e responder porque governou tão ruim contra Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *