Início » Brasil » Seria o FBI capaz de impedir protestos durante a Copa?
Segurança na Copa

Seria o FBI capaz de impedir protestos durante a Copa?

Agentes do FBI vão ajudar na segurança da Copa no Brasil, que se tornará um país praticamente em estado de sítio durante o evento

Seria o FBI capaz de impedir protestos durante a Copa?
Governo está gastando rios de dinheiro com a segurança para o evento (Reprodução/CNN)

Protestos que terminam em violentos confrontos se tornaram a marca registrada da edição brasileira da Copa do Mundo. Até a própria Fifa disse esperar protestos durante o Mundial.

Para impedir que a violência manche o evento, o governo brasileiro está gastando rios de dinheiro com a segurança nas cidades-sede.

Segundo informações do Ministério da Justiça, 57 mil agentes de segurança trabalharão durante o Mundial. Também serão usados aviões-robô e helicópteros para patrulhar os céus das cidades-sede.

Entre as recentes medidas adotadas pelo governo está uma parceria com o FBI, o serviço de inteligência americano. Os agentes vão treinar a polícia brasileira em áreas de inteligência, combate ao crime organizado e questões de direitos humanos. Os primeiros cursos de aperfeiçoamento serão ministrados pelos agentes do FBI em Belo Horizonte, para agentes da polícia civil mineira.

Mas seria o FBI capaz de impedir os protestos durante a realização do evento? Grande parte da população considera legítimas as manifestações, cujo foco é a crítica do dinheiro gasto no evento em detrimento do investimento nas áreas de saúde e educação.

Além disso, grupos adeptos da tática black bloc, que usam a violência como forma de protesto, planejam usar o evento para chamar a atenção internacional para os problemas do país.

Para o jornalista e escritor britânico James Montague, durante a Copa o Brasil se tornará um país sitiado. “O Brasil irá aparentar ter declarado lei marcial durante o evento. Policiais armados estarão por todo o lugar e não pensarão duas vezes antes de usar balas de borracha para impedir a mais simples das manifestações”, disse Montague.

Fontes:
CNN-World Cup 2014: Can the FBI help stop Brazil's World Cup protesters?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Sueli Roriz disse:

    Sou advogada e com uma ampla atuação em várias frentes de trabalho que englobe os DIREITOS HUMANOS não só em meu PAÍS, BRASIL , bem como em grande parte do mundo. É inacreditável que tenhamos chegado ao ponto de necessitar de treinamento do FBI através de uma parceria importante , para combater possíveis atos da população no Evento da COPA DO MUNDO. Cabe ressaltar que o BRASIL já passou por algumas crises políticas aonde o horror imperava até que com a luta do povo , sem atos violentos voltou a ser o País democrático e livre , que todos almejavam .
    Como explicar então estes atos que ultimamente vem ocorrendo em nosso País , em razão de um evento admirado em todo o mundo e que tanto elevou o nome deste mesmo Páís , por suas vitórias. Brasil o PÁIS do FUTEBOL e do SAMBA ……. Há anos que o BRASIL vem sendo governado num regime democrático . Porquê até então não se aplicou verbas para deixar a saúde , a educação e a segurança num partamar digno de qualquer cidadão? Se observarmos bem nada quase mudou no CONGRESSO NACIONAL , NO SENADO, BEM FALANDO NO GERAL , VAMSO LÁ NOS 3 PODERES , O EXECITIVO , O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO, Então esta revolta vinha sendo acumulada , o brasileiro não é na realidade um povo pacífico e ordeiro como sempre propagou-se ao longo da história. Esperava apenas um gancho para explodir? E este gancho foi exatamente aquele que tantos admiram , o FUTEBOL . Sim , acima a repotagem diz”Para impedir que a violência manche o evento o BRASIL está gastando rios de dinheiro nas cidades- sede”. Brasil eu te peço , não mostre a tua cara nos pés de 23 homens apenas , mostre a tua cara atarvés de milhões de brasileiros que como eu acredita em você, com educação que chegue ao ramking mundial no mínimo nos primeiros lugares, com uma saúde que não deixe nada a desejar, ao padrão da SUÉCIA, com uma segurança que seja digna de estar lá fora capacitando os países que se destacam por tantas barbáries e que garantiu um título a nossa POLÍCIA FEDERAL como a segunda melhor polícia do mundo. dando aos mesmos salários dignos ao tamanho do cargo que ocupam . Só assim ,poderemos cantar com galhardia ” 90 MILHÕES em ação pra frente Brasil do meu coração” PELA VIDA PELA PAZ.- SUELI RORIZ

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *