Início » Brasil » Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais
DATAFOLHA

Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais

Privatização de estatais é aceita pela maioria apenas entre os brasileiros com renda mensal superior a dez salários mínimos

Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais
Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, fala sobre a provável privatização da Eletrobras (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um levantamento feito pelo instituto Datafolha revelou que sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais.

Leia também: Privatização da Eletrobras deve ocorrer no período eleitoral
Leia também: Senadores de oposição vão à PGR contra a privatização da Eletrobras

Além disso, a maioria da população (67%) também acredita que a venda de companhias brasileiras para grupos de fora traz mais prejuízos do que benefícios.

A privatização de estatais é aceita pela maioria (55%) apenas entre os brasileiros com renda mensal superior a dez salários mínimos. À medida que diminui a renda familiar mensal também diminui a aceitação.

A rejeição à privatização é maior principalmente entre os moradores das regiões Norte e Nordeste, com taxas de 78% e 76%, respectivamente.

Analistas acreditam que a resistência da população é o principal obstáculo para as desestatizações que o governo pretende concluir até o final do próximo ano, incluindo a da Eletrobas.

O levantamento revelou também que uma possível privatização da Petrobras — tema já levantado no meio político — é rechaçada por 70% da população. Já uma possível participação de capital estrangeiro na estatal é rechaçada por 78%.

A pesquisa Datafolha contou com a participação de 2.765 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Sete em cada dez brasileiros são contra privatizações

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Jadson Williams disse:

    Hahahahahahahahahahaha. E a mesma Datafolha que diz que o Lula tem a maior intenção de voto, mas a internet desmente isso. Estatais só servem como cabide de emprego, moeda politica, catalizador para corrupção além de prestarem péssimos serviços à população. E ainda tem 0tário que acredita nisso.

  2. Jorge Luiz Ponce Cardillo disse:

    É preciso saber a quem interessa esta pesquisa, tal qual o colega Jadson questiona a Datafolha.
    Considerando que a pesquisa refletisse a opinião, demonstra a ignorância que a população tem sobre os elevados custos dos serviços das estatais, a corrupção desenfreada e a possibilidade de serem manipuladas pelo governo haja vista os exorbitantes preços dos combustíveis e do gás de cozinhas que sofreu uma aumento violento de preços tornando a Petrobras a empresa mais antipática do Brasil. A pesquisa parece ter sido promovida pela Eletrobras, outra área em que o Brasil é recordista em preços elevados. E não adianta falar que nossos preços são os mesmos dos EUA e Europa, o que interessa é o preço que pagamos relativamente ao nosso poder aquisitivo.

  3. HENRIQUE O MOTTA disse:

    a ÚNICA GRANDE EMPRESA QUE ERA ESTATAL E QUE NÃO FOI OBJETO DE CORRUPÇÃO E SEGUIU LIMPA FOI EXATAMENTE A ÚNICA PRIVATIZADA, LEIA-SE VALE DO RIO DOCE (ATUAL VALE). FOSSE ELA ESTATAL OS POLÍTICOS (DE TODOS OS PARTIDOS) TERIAM DEVASTADO TAMBÉM A VALE COMO FIZERAM COM AS DEMAIS ESTATAIS.
    NÃO É CULPA DOS BRASILEIROS DO NORTE/NORDESTE SE DESCONHECEM A REALIDADE DA VIDA. NÃO SE PREOCUPAR COM EDUCAÇÃO E VIVER DE BOLSA FAMÍLIA É PARA ELES UM GRANDE NEGÓCIO E ACHAM QUE O PAI DESTA VAGABUNDAGEM DEVE SEMPRE ESTAR CERTO. ASSIM SE ELE É CONTRA A PRIVATIZAÇÀO (COMO SE O PT NÃO A TIVESSE PRATICADO) ELES TAMBÉM SÃO.
    NÃO É A TOA QUE O PT NÃO QUER EDUCAR O POVO. POVO EDUCADO NÃO VOTA NELE A NÃO SER AQUELES QUE LEVAM VANTAGEM COM LEI RUANET E ASSEMELHADAS. SÃO OS COMUNISTAS COM APTO. EM PARIS (NADA CONTRA EU TAMBÉM QUERIA TER UM).

  4. José miguel disse:

    A Datafalha deve realizar suas pesquisas em algum reduto de idiotas

  5. Beraldo disse:

    Entre banqueiros e empresários diversos a aceitação das privatizações é de 100%.

    É a lógica capitalista.

    Nada de errado, mas e o respeito pelas opiniões contrárias?

    Pela mesma lógica, os contrários são todos burros e, como tais, servem tão somente como burros de carga.

    Se a turma dos 100% e seus seguidores avulsos não barrarem o Lula, como planejado, perderão a eleição presidencial no primeiro turno.

    Sabem perfeitamente disto, mas preferem tapar o sol com peneira.

  6. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Como a data folha faz uma amostragem dessas, 2.500(duas mil e quinhentas) pessoas num universo de 207.000.000 (Duzentos e sete milhões) e consegue tirar uma conclusão tão absurda, por favor existe a possibilidade de alguém explicar.

  7. CR7 disse:

    Tem que privatizar tudo, o Estado não tem condições de gerir e, apenas efetiva parasitas cheios de regalias com aposentadoria antecipada uma vez que deixam de trabalhar a partir de suas nomeações, prestando um desserviço a população.Tem que privatizar e o Estado adotar mecanismos sérios de fiscalização, só assim nosso País cresce.

  8. Beraldo disse:

    1) Empresas, muito especialmente as de grande porte, no sistema capitalista, só estarão sujeitas ao controle estatal com um Judiciário forte, que realmente faça justiça, como na Matriz (EEUU).
    Caso ilustrativo é o da Volkswagen, que trabalhou ativamente ao lado dos golpistas militares em 1964. Fazem o que bem entendem e sempre com o beneplácito do Estado.

    2) Pesquisas são feitas sempre desta forma. com 2000 a 3000 pessoas entrevistadas. Sempre também são desacreditadas pelos que não gostam dos seus resultados. Nunca foi diferente.

    3) FHC, O Capo da Propinoprivataria, logo após o seu segundo mandato, comprou apartamento em Paris, em local privilegiado, pela bagatela, salvo engano, de 9 milhões de euros.
    Comunista?

    4) O melhor sistema econômico atual, queiram ou não os liberais da Economia de Mercado, é o Capitalismo de Estado da China.
    Sabem disto, mas não dão o braço a torcer.
    Enquanto ladram a China passa.

    5)Dissimuladamente, as matrizes capitalistas lideradas pelos EEUU já estão caminhando para o Capitalismo de Estado, na base do “Primeiro Nós”, patenteado pelo estúpido Donald Trump, típico exemplar do que de pior existe na sociedade e na governança capitalistas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *