Início » Brasil » Sete estados da Amazônia pedem apoio federal contra queimadas
QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Sete estados da Amazônia pedem apoio federal contra queimadas

Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pará e Tocantins pediram oficialmente auxílio do governo federal contra queimadas

Sete estados da Amazônia pedem apoio federal contra queimadas
O governo enviou também aviões de combate ao fogo (Fonte: FAB)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pará e Tocantins pediram oficialmente auxílio do governo federal para a atuação das Forças Armadas no combate a queimadas na Amazônia.

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto na última sexta-feira, 23, autorizando o emprego das Forças Armadas para combater as queimadas na região da Amazônia Legal, que abrange os sete estados da região Norte e ainda Maranhão e Mato Grosso.

É necessário, no entanto, o pedido oficial do governador de cada estado para que as tropas federais entrem em ação.

A atuação dos homens das Forças Armadas na região começou no último sábado, 24, em Porto Velho (RO). O governo enviou também aviões de combate ao fogo.

As queimadas na Amazônia provocaram uma crise no Brasil e no mundo, com críticas à política ambiental do governo Bolsonaro.

Além de autorizar o uso das Forças Armadas para combater os incêndios, o presidente Jair Bolsonaro também fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na última sexta afirmando que terá “tolerância zero” com crimes ambientais.

A Nasa, a agência espacial americana, afirmou que as detecções de focos ativos de queimadas na região da Amazônia brasileira neste ano são as maiores desde 2010.

No último sábado, 24, o Ministério da Economia aprovou a liberação de R$ 38,5 milhões para combater os incêndios na região e afirmou, em nota, que “está acompanhando a evolução do tema e tomará as providências necessárias, em conjunto com a Defesa, para atender plenamente o comando presidencial.

Fontes:
G1 - Amazonas oficializa pedido, e sete estados já autorizam Forças Armadas no combate a queimadas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *