Início » Brasil » Snowden diz que adoraria morar no Brasil
Escândalo de espionagem

Snowden diz que adoraria morar no Brasil

Delator do esquema de espionagem dos EUA afirmou que chegou a pedir oficialmente asilo ao Brasil

Snowden diz que adoraria morar no Brasil
Edward Snowden, em entrevista ao programa 'Fantástico' (Fonte: Reprodução/TV Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em entrevista ao programa “Fantástico”, da TV Globo, o delator do esquema de espionagem dos EUA, Edward Snowden, asilado há dez meses em Moscou, afirmou que chegou a pedir oficialmente asilo ao Brasil –informação negada na época pelo governo brasileiro — e que adoraria morar no país.

Leia também: Edward Snowden diz que trabalhou como espião em missões dos EUA

O ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que tenta evitar a prisão há um ano, disse ainda que a NSA monitora as comunicações por internet e telefone no mundo inteiro, inclusive dos próprios cidadãos norte-americanos.

Ainda de acordo com Snowden, ele tinha um cargo de alto escalão, ao contrário do que foi propagado em todo o mundo, e decidiu vazar os documentos quando viu, no Congresso, James Clapper, o chefe da espionagem norte-americana, afirmar que os EUA não monitoram informações de milhões de cidadãos do país. “E eu sabia que era mentira. Os deputados da comissão também sabiam que era mentira. E ninguém disse nada”, ressaltou.

Snowden disse também que nunca escolheu ir para a Rússia, e que estava a caminho do Equador, mas os EUA cancelaram seu passaporte. O ex-funcionário da NSA passou mais de 40 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Edward Sowden é acusado pelos EUA de traição por espionagem, uma lei feita em tempos de guerra, que prevê julgamento sem defesa pública.

Fontes:
G1 - 'Se o Brasil me oferecer asilo, aceito', diz Edward Snowden

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *