Início » Brasil » Sobe o número de casos de malária no Brasil
SAÚDE

Sobe o número de casos de malária no Brasil

Ao todo, foram diagnosticados 174.522 pacientes com malária somente na região amazônica entre janeiro e novembro de 2017

Sobe o número de casos de malária no Brasil
A malária é transmitida pela picada do mosquito infectado com o parasita Plasmodium (Foto: PxHere)

O número de pacientes diagnosticados com malária subiu no Brasil. Com isso, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou o país sobre o aumento da doença, solicitando o reforço da vigilância, principalmente na região amazônica. Além do país, Equador, Nicarágua, México e Venezuela também chamaram a atenção do órgão.

Entre os anos 2005 e 2014, o número de pessoas diagnosticadas com a doença, que também é transmitida pela picada de um mosquito, caiu na América Latina. A patologia pode causar insuficiência renal, infecção cerebral e levar o paciente a morte.

Ao todo, foram diagnosticados 174.522 pacientes com malária somente na região amazônica entre janeiro e novembro de 2017. Na Venezuela a situação é ainda mais delicada, com 319.765 pessoas contraindo a patologia entre as semanas 1 e 42 do ano passado, segundo o Centro Nacional de Ligação para o Regulamento de Saúde. Na Nicarágua aumentou o número de pessoas com a doença, passando de 6.209 em 2016 para 10.846 em 2017.

Oito países, em 2016, entraram em contato com a OPAS para falar sobre o aumento da doença em seus territórios, sendo eles Colômbia, Haiti, Panamá, El Salvador, Venezuela, Equador, Nicarágua e Honduras.

Logo no início de 2017 a OPAS afirmou que seria comum o aumento de casos de malária no continente, explicando, inclusive, que a doença poderia voltar a ser transmitida em regiões onde ela já estaria erradicada. Segundo o órgão, todos os esforços para a erradicação da patologia podem ser comprometidos se o controle nas regiões que contam com casos de malária não for fortalecido.

A malária é transmitida pela picada do mosquito infectado com o parasita Plasmodium. Entre seus principais sintomas estão febre, calafrios, fadiga, mal-estar, suor noturno, tontura, diarreia e vômito. O tratamento e controle da doença é feito à base de remédios.

 

Leia também: Brasil: de criadouro de carros à fábrica de mosquitos

Fontes:
G1 - OPAS alerta sobre aumento da malária no Brasil e em outros 4 países

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *