Início » Brasil » STF adia julgamento de habeas corpus de Lula
CONCLUSÃO ADIADA

STF adia julgamento de habeas corpus de Lula

Ex-presidente não pode ser preso até a retomada do julgamento, marcado para o dia 4 de abril

STF adia julgamento de habeas corpus de Lula
Retomada do julgamento foi marcada para o dia 4 de abril (Fonte: Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 22, adiar a conclusão do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula.

Leia também: TRF-4 condena Lula em segunda instância

A retomada do julgamento foi marcada para o dia 4 de abril, pois não haverá expediente no Supremo na Semana Santa. A defesa de Lula pediu a concessão de uma liminar para que o ex-presidente não seja preso até que seja concluído o julgamento. Por 6 votos a 5, a liminar foi concedida.

No início de fevereiro, a defesa de Lula ingressou no STF com habeas corpus preventivo com o objetivo de evitar a sua prisão.

Na sessão desta quinta, antes mesmo de apreciar a concessão ou não do habeas corpus preventivo, os ministros do Supremo admitiram por 7 votos a 4 que o pedido da defesa de Lula era “cabível” de ser julgado pelo STF.

A decisão, no entanto, só foi tomada no fim da tarde, após quatro horas de sessão. Como parte dos ministros tinha compromissos, a conclusão do julgamento foi adiada.

Os ministros que votaram por suspender a prisão de Lula até a conclusão do julgamento foram Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Com a decisão do Supremo, o ex-presidente Lula ganha tempo contra uma eventual prisão, que poderia ocorrer já na próxima segunda-feira, 26, quando o TFRF-4 irá julgar o recurso apresentado por sua defesa, que contesta trechos do acórdão que o condenou em segunda instância.

Fontes:
G1 - STF decide adiar para dia 4 conclusão do julgamento de Lula; antes disso, ex-presidente não pode ser preso

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. Jayme endebo disse:

    Infeliz é a Naçao cujo Supremo Tribunal é o brasileiro. Poderes podres, corruptos e sem legitimidade alguma,verdadeiro desastre.

  2. Beraldo disse:

    Probabilidades:
    1) STF nega hc específico do Lula,para ensejar a cena da sua prisão.
    Depois o tema volta a plenário e a prisão em 2a.instancia é derrubada e e fica todo mundo liberado e o Lula é solto.

    2) STF concede hc ao Lula mas o TSE breca seu registro como candidato.

    3) TSE aceita o registro e o Lula perde a eleição.
    Vida que segue e Brasil Colônia dos EEUU.

    4) Lula se elege e as FFAA impedem sua posse em nome de qualquer coisa.
    Vida que seguee Brasil Colônia dos EEUU do mesmo jeito.

    5) Nenhuma outra possibilidade.
    Vida que segue e o Brasil sempre colônia.

  3. carlos alberto martins disse:

    os nossos ministros não passam de um bando de safados que obedecem ao Gilmar Mendes.a presidente do stf tem medo dele,provavelmente ele sabe de alguma coisa sobre éla,fazendo com que a mesma seja refem dele.quando será que realmente seremos possuidores de uma democracia limpa e incorruptivel?

  4. laercio disse:

    Lula preso ou não, nada vai mudar!
    Se ele for preso viverá muito melhor que a maioria dos sem pátria (brasileiros que foram furtados no direito de ter uma postura).
    Se liga ficar em liberdade vai articular para apoiar outro apátrida… e assim vai; é muito dinheiro, interesses, poder; há uma minoria cheia de poder e não estão interessado na nação… Isso é fácil de entender! Basta ver os jornais!
    Não há solução para o Brasil porque nossos “aristocratas” tratam esse pedaço de continente como uma grande mina a ser explorada para benefícios de alguns.

  5. Daniela Villa disse:

    Se o Lulala ganhar o habeas, os advogados de todo o Brasil vão ganhar muita grana, porque todos os bandidos presos cujas sentenças ainda não transitaram em julgado vão querer também. Afinal “todos são iguais”.

  6. Vitafer disse:

    Aguardemos o que vai acontecer com nossa Pátria, do jeito que está, não continuará, ou piora de uma vez ou se dá um jeito…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *