Início » Brasil » STF condena Paulo Maluf a sete anos de prisão
LAVAGEM DE DINHEIRO

STF condena Paulo Maluf a sete anos de prisão

Deputado foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro durante sua gestão como prefeito de São Paulo. Decisão, no entanto, não tem caráter imediato

STF condena Paulo Maluf a sete anos de prisão
Além da sentença, Maluf terá de pagar uma multa de R$ 1,3 milhão (Foto: Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, a serem cumpridos, a princípio, em regime fechado, além da perda do mandato de deputado.

A decisão foi tomada na última terça-feira, 23. Maluf foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro durante a época em que era prefeito de São Paulo (1993-1996). A verba era desviada, principalmente, dos recursos destinados para a construção da Avenida Águas Espraiadas.

Leia mais: Maluf segue sem julgamento em caso revelado há 15 anos

“O rotineiro desvio de dinheiro público seja para o próprio bolso é uma das maldições da República e que tem nos mantidos atrasados. Dinheiro público que é desviado não vai para saúde, educação e não salva vidas. A histórica condescendência que tem tido no Brasil com esse tipo de crime aparentemente está chegando ao fim”, disse o ministro Luís Roberto Barroso.

Além da sentença, Maluf terá de pagar uma multa de R$ 1,3 milhão, com correção monetária desde 2006, e entregar à União todos os valores desviados dos cofres públicos. Com a condenação, Maluf fica enquadrado na Lei da Ficha Limpa e não poderá concorrer nas próximas eleições.

A decisão, no entanto, não tem caráter imediato. Primeiro, o STF a publicará no diário oficial eletrônico, o que pode levar até 60 dias. Uma vez publicada, a defesa de Maluf poderá entrar com recursos. Somente após o julgamento dos recursos é que a decisão poderá ser cumprida e a Câmara dos Deputados será notificada da perda do mandato.

Fontes:
O Globo-STF condena Maluf a mais de 7 anos de prisão e tira mandato de deputado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. olbe disse:

    O que mais me envergonha é a morosidade da justiça brasileira. Todo mundo sabe que o Maluf roubou e depois de tanto tempo ele ficará em casa, claro já está velho não precisa mais viajar mas já curtiu a vida durante todos estes anos. SER POLITICO CORRUPTO NO BRASIL É VANTAGEM !!!!! E ele ainda tem direito e recurso !!!!??????
    Não queria ver nenhum destes políticos presos, nem queria que eles usassem tornozeleras, a única coisa que nos deixaria felizes é tirar tudo deles…eles SÖ FIQUEM MUITO POBRES !!!!Só assim vão pensar duas vezes antes de roubar..A sociedade sabe quem são, não precisamos gastar dinheiro para sustentá-los na cadeia, nem ocupar a polícia para vigia-lo por onde anda. Só tirar seu passaporte de deixá-los POBRES, MUITO POBRES, dependendo do SUS..garanto que iam aprender..Vamos tentar..?

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    É Olbe este sonho é de todos os brasileiros, pois eu sei o que ser pobre e depender do SUS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *