Início » Brasil » STF rejeita denúncia contra Jucá e Gerdau por corrupção
DENÚNCIA ARQUIVADA

STF rejeita denúncia contra Jucá e Gerdau por corrupção

Tribunal votou por arquivar a denúncia da Procuradoria-Geral da República que acusava o senador de receber R$ 1,3 milhão em propina do empresário Jorge Gerdau

STF rejeita denúncia contra Jucá e Gerdau por corrupção
Ministros não enxergaram ‘nexo de causalidade’ entre doações e alterações em medida provisória (Foto: Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira, 27, a denúncia contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) e o empresário Jorge Gerdau por corrupção e lavagem de dinheiro. A informação foi dada pelo portal G1.

A denúncia foi protocolada em agosto do ano passado, e pelo então procurador-geral da
República, Rodrigo Janot, durante a Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), da Receita Federal. A denúncia acusava Jucá de receber de Gerdau R$ 1,3 milhão em propina, por meio de doações eleitorais de campanha em 2010 e 2014, em troca de mudanças legislativas numa medida provisória de 2013 para favorecer o Grupo Gerdau.

Em novembro do ano passado, a atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou um parecer ao STF reforçando a denúncia de Janot. Na sessão desta terça-feira, os ministros do STF Edson Fachin (relator do caso), Dias Toffoli e Celso de Mello votaram pelo arquivamento da denúncia, afirmando não enxergar nela “nexo de causalidade” entre as doações do Grupo Gerdau a Jucá e as alterações feitas na medida provisória.

“Nada há de concreto que as negociações em torno dessa medida provisória resultaram em efetiva promessa e recebimento de vantagem indevida. Não apresentou a denúncia elementos hábeis para dizer que as doações eleitorais representariam vantagens indevidas. Isso em 2010”, disse Fachin.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Nilson Bennoti disse:

    Jucá é cobra criada, contra ele o que não é arquivado, prescreve.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *