Início » Brasil » STF revoga prisão de José Dirceu
CONDENADO NA LAVA JATO

STF revoga prisão de José Dirceu

Ex-ministro está preso preventivamente desde agosto de 2015

STF revoga prisão de José Dirceu
Dirceu deve ser libertado nesta quarta (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após quase dois anos na cadeia, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu deve ser libertado nesta quarta-feira, 3. A revogação da prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro foi determinada nesta terça-feira, 2, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, por três votos a dois.

José Dirceu está preso preventivamente desde agosto de 2015 em decorrência das investigações da Operação Lava Jato. Os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram a favor da libertação do ex-ministro. Já Edson Fachin e Celso de Mello votaram por manter Dirceu preso.

Os ministros argumentaram que, como já foi condenado duas vezes na Lava Jato, seria improvável que Dirceu conseguisse interferir nas investigações. A Segunda Turma do STF também autorizou Moro a decretar outras medidas contra o ex-ministro menos graves que a prisão, como o uso de tornozeleira eletrônica ou a prisão domiciliar.

Ainda de acordo com os ministros, as chances de Dirceu voltar a infringir a lei são pequenas, uma vez que o grupo político ao qual o ex-ministro pertence não está mais no poder.

Em uma tentativa de influenciar o STF pela manutenção da prisão de Dirceu, os procuradores do Ministério Público Federal da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba apresentaram nesta terça mais uma denúncia contra Dirceu. “Evidentemente, esta acusação já estava sendo amadurecida. É uma acusação que estava para ser oferecida e, em razão da análise de um habeas corpus, teve uma precipitação no objetivo de oferecer novos fatos ao STF”, afirmou o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa no MPF.

A pretensão dos procuradores da Lava Jato foi ironizada pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, que afirmou que a suposta influência sobre o STF equivaleria ao “rabo abanando o cachorro”.

Fontes:
Uol - STF decide libertar José Dirceu, condenado na Lava Jato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. laercio disse:

    Gilmar Mendes, sempre ele! Dez o desempate a favor de José Dirceu.

    Há muito tempo paramos de vigiar e colaboramos para o crescimento das máfias dentro do país.

    Precisamos de outras linhagens políticas bem como de uma profunda transformação na cultura do país, até mesmo a mudança de idioma, para que fique bem sólidas tais mudanças.

    Se nos próximos anos não tivermos uma cultura nacionalista forte, seremos colônia dá China ou dos Estados Unidos…

  2. olbe disse:

    É vergonhoso para um membro do STF votar de uma maneira que o País inteiro sabe quais foram os seus motivos Será que ele poderá andar tanquilamente entre as pessoas, sabendo que seu julgamento foi político e que não cumpriu os seus juramentos?

  3. Carlos Valoir Simões disse:

    A pérola do Gilmar Mendes foi insinuar que os procuradores erraram e que assim o fizeram por serem jovens. Significa dizer que somente os velhos podem ser sábios e que isso ocorre apenas em função da idade avançada. Falácia.

  4. Clécio rodrigues disse:

    A soltura do ex.minidtto é uma vergonha, quando roubou não olhou para ninguém, está na hora para acabar o sta, só olham para os políticos, então, está na hora Para soltar o Fernandinho Beira mar.

  5. Carlos disse:

    Será que o ministro do Supremo Gilmar Mendes, estará falando de si quando afirma o “rabo abanando o cachorro”?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *