Início » Brasil » Sudeste concentra mais da metade dos casamentos homoafetivos
Dados do IBGE

Sudeste concentra mais da metade dos casamentos homoafetivos

O número de casais do mesmo sexo que formalizaram a união em 2013 foi de 3,701, o que representa 0,35% do total de casamentos realizados no ano

Sudeste concentra mais da metade dos casamentos homoafetivos
A idade média dos casais segundo a pesquisa é de 37 anos para homens e de 35 anos para mulheres (Reprodução / Internet)

De acordo com dados do IBGE, o número de casais do mesmo sexo que formalizaram a união em 2013 foi de 3,701, o que representa 0,35% do total de casamentos realizados no ano. O Sudeste concentrou a maior parte dessas uniões, 65,1%, sendo São Paulo o estado com o maior número de oficialização dos casais (54,4% dos casais formados por mulheres e 50,5% dos constituídos por homens). Em seguida vem a região Sul com 14,2% , Nordeste com 13,4%, Centro-Oeste, com 5,8% e Norte com 1,5%.

A distribuição regional de união civil entre iguais mostra uma diferença de comportamento no país em relação ao casamento não apenas entre iguais. A maior parte dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, ou 52%, envolviam casais formados por mulheres e 48% por homens.

Esta é a primeira vez que a pesquisa de Estatísticas do Registro Civil abrange casamentos homoafetivos, isso porque desde maio do ano passado o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução 175, impedindo que cartórios do país se recusem a realizar uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo.

A pesquisa revela ainda que o número total de casamentos em 2013 aumento 1,1% em relação a 2012. E a divisão por região também se mantém a mesma: o sudeste concentra a maior parte com 48,2% dos registros seguidos do Nordeste com 24,3%, Sul 12,7% – estes dois com a ordem invertida em relação aos casais gays –  Centro-Oeste com 8,5% e Norte com 7,2%.

A idade média dos casais segundo a pesquisa é de 37 anos para homens e de 35 anos para mulheres. Entre casais  de sexos diferentes a idade mediana é de 30 anos para os homens e 27 para as mulheres. A pesquisa revela ainda que a maior parte das uniões entre os gays se dá entre pessoas solteiras (82,3% entre os homens e 75,5% entre as mulheres).

Fontes:
O Globo - Mulheres são maioria nos casamentos gay no Brasil

1 Opinião

  1. olbe disse:

    É pq o sudeste é mais aberto, sem preconceitos…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *