Início » Brasil » Sudeste tem água para gerar energia por apenas um mês, diz Pinguelli
Crise hídrica

Sudeste tem água para gerar energia por apenas um mês, diz Pinguelli

Atual diretor do Coppe-UFRJ defende a adoção imediata de medidas para redução do consumo de energia no Brasil

Sudeste tem água para gerar energia por apenas um mês, diz Pinguelli
Luiz Pinguelli Rosa é um dos mais renomados físicos brasileiros (Fonte: Reprodução/Rede Globo)

Um dos mais renomados físicos brasileiros e ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa, afirmou nesta segunda-feira, 2, que os níveis dos reservatórios de água do Sudeste do país serão suficientes para fazer girar as turbinas das hidrelétricas da região por apenas mais um mês.

Leia também: Crise hídrica ameaça segurança alimentar no Brasil

Pinguelli, que é atualmente diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio Janeiro (Coppe-UFRJ), fez o alerta publicamente durante o seminário “A crise hídrica e a geração de energia elétrica”, promovido pela instituição que ele dirige no Rio.

A conclusão apresentada por Luiz Pinguelli Rosa foi tomada com base em um estudo, desenvolvido pelo engenheiro Roberto de Araújo, diretor do Instituto Ilumina, sobre a demanda de energia e o quanto as hidrelétricas conseguem gerar a partir dos reservatórios nos níveis em que estão.

A conclusão já é de conhecimento do governo Dilma. Na última semana de janeiro Pinguelli enviou uma carta sobre o tema ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O físico e professor da UFRJ tem uma audiência marcada no ministério para a próxima segunda-feira, 9.

Luiz Pinguelli Rosa defende a adoção imediata de medidas para redução do consumo de energia no Brasil, como uma conta de luz proporcionalmente mais alta para quem consome muitos quilowatts-hora.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Água nos reservatórios do Sudeste pode gerar energia por um mês, diz Pinguelli

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *