Início » Brasil » Suplente vai à Justiça por vaga de senador do DF
Coluna Esplanada

Suplente vai à Justiça por vaga de senador do DF

Policial federal aposentado Luís Cláudio Avelar (PCdoB), suplente do senador Hélio José (PSD), do Distrito Federal, reclama a vaga junto ao TSE

Suplente vai à Justiça por vaga de senador do DF
Policial federal aposentado Luís Cláudio Avelar (Fonte: Reprodução/claudioavelar.com.br)

O policial federal aposentado Luís Cláudio Avelar (PCdoB), suplente do senador Hélio José (PSD), do Distrito Federal, reclama a vaga junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Primeiro suplente, Hélio herdou este ano a vaga de Rodrigo Rollemberg (PSB), eleito governador do DF. Avelar cobra a cadeira por infidelidade partidária. Hélio trocou o PT pelo PSD em 2011 e, pela lei, o PT teria o direito a requerer o cargo à ocasião da posse do suplente, mas passado o prazo a oportunidade agora é do segundo suplente Avelar.

Com Gilmar

A petição 5957 foi protocolada em fevereiro, na semana da posse, e a relatoria está com o ministro Gilmar Mendes no TSE. A ação é da Hauschild Advogados Associados.

Tramitação

O senador Hélio José já apresentou sua defesa na sexta-feira ao TSE. Agora, o ministro se manifesta, promove oitivas e enviará o caso para o MP, que devolverá com o parecer.

Coisa feia

A despeito da briga pela vaga, Hélio já ficou numa situação delicada em relação ao próprio Rollemberg, que anos atrás o acusou de violência sexual contra uma menor.

Justiça…

Chegou à cúpula do sistema prisional do DF o caso da morte de um saudável apenado no complexo da Papuda. Há 15 dias, ele foi a óbito por hemorragia estomacal. Entre celas, a notícia é a de que o condenado por estupro se recusou a cumprir ‘tarefas’ impostas pelos presos para o tipo penal, como fazer faxina e lavar roupas íntimas.

…da cela

O laudo do óbito intrigava até a revelação de um parente da vítima: contrariados, os detentos quebraram uma lâmpada, moeram o vidro e o despejaram, ocultamente, na comida do presidiário.

Letargia

A presidente Dilma esvazia aos poucos as agências reguladoras com o intuito de deixar ‘técnicos’ servidores. Mas causa efeito colateral: a anorexia das mesmas com a letargia do Planalto. A ANTT tem quatro vagas de diretores em aberto há quase dois anos.

Bate um bolão

A ANTT ainda gasta com estudos sobre o trem (fantasma) Rio-SP. A ironia é tamanha que servidores criaram time de futebol, o Trem Bala, para torneios interministeriais.

Morosidade

O ex-federal André Vargas foi preso e está parado no TSE desde outubro, sob relatoria de Gilmar Mendes, o processo (41149.2014.600.0000) em que o PT pedia a sua vaga.

‘Aliado’ é isso aí

O Planalto vê digitais do governador Marconi Perillo na gritaria contra Dilma e o PT nas ruas de Goiânia. Após os declarados afagos dele à petista, seria uma forma de Marconi agradar Aécio e empresários ligados ao governo que financiaram os protestos.

Morde & assopra

Mas nos bastidores do Planalto e do Palácio das Esmeraldas os próximos de Dilma e Marconi não acreditam muito nesses elogios recíprocos. Ele finge que apoia e ela finge que acredita, e assim segue a vida.

Olho na reforma

Do juiz Márlon Reis, idealizador da Ficha Limpa: ‘Quem ganha com a unificação das eleições? Só o PMDB. Com maior número de prefeituras, terá cabos eleitorais espalhados por todo o Brasil mobilizando votos para a presidência e governos’.

Barganha

Para Márlon, conhecedor dos meandros das eleições nos rincões, ‘ninguém lançará candidato a presidente ou a governador sem a bênção do partido de maior base municipal no Brasil’. Hoje, o PMDB.

Intervenção Branca

Por exigência da Casa Branca, a Cidade do Panamá decretou feriado na sexta e sábado, e parte da cidade virou área de segurança. Turistas sem passaportes foram detidos.

‘Chefe de Estado’

O herdeiro do império, Marcelo Odebrecht, foi paparicado por presidentes e empresários na Cúpula das Américas. A empreiteira constrói o metrô da cidade.

Ponto Final

Lá, como cá, a Odebrecht não anda em boa situação com o Ministério Público.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Pobre Brasil, se escapar do espeto cairá na brasa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *