Início » Brasil » Suspeita de ebola no Distrito Federal é descartada
Alarme falso

Suspeita de ebola no Distrito Federal é descartada

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, espanhol mentiu ao dizer que esteve na Libéria e teve contato com amigo que morreu da doença

Suspeita de ebola no Distrito Federal é descartada
Segundo a secretaria, a versão contada pelo espanhol é fantasiosa (Foto: Flickr/Agência Brasília)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou a suspeita de contaminação por ebola em um espanhol que chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho na última quarta-feira, 17, relatando sintomas da doença.

Leia mais: Espanhol é internado no DF com suspeita de ebola

Segundo o órgão, a versão contada pelo paciente, de que esteve na Libéria e teve contato com um amigo que morreu da doença em São Paulo, não é verdadeira. O paciente já recebeu alta.

Em uma coletiva de imprensa feita na última quinta-feira, 18, o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença, explicou a investigação. “Passamos a investigar profundamente toda a história do paciente. Os médicos fizeram a avaliação e, em função das histórias contadas por ele e por seus familiares, chegamos à conclusão de que algumas informações não eram verdadeiras e de que não havia evidência de infecção por ebola”.

O espanhol, de 41 anos, chegou à UPA na última segunda-feira, 15. Segundo a secretaria, ele tinha febre e foi diagnosticado com infecção urinária. Na quarta-feira, ele retornou à UPA, relatando sintomas similares aos causados pelo vírus ebola. Em sua versão, ele disse ter feito uma viagem à Libéria, país onde desde o ano passado mais de 4 mil pessoas morreram da doença. Ele também disse que teve contato com um amigo, em São Paulo, que morreu da doença.

Por medida de precaução, o paciente foi posto em isolamento imediato e o protocolo de exames foi iniciado. “O protocolo que estabelecemos ano passado funcionou de maneira correta e todas as ações foram feitas em tempo hábil a ponto de conseguirmos descartar o caso em poucas horas”, disse o chefe do Núcleo de Controle de Endemias, Dalcy Albuquerque, que também participou da coletiva.

Fontes:
Agência Brasília-Descartada suspeita de ebola no DF

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *