Início » Brasil » Tancredo Neves é o primeiro presidente civil eleito após o regime militar
NESTA DATA

Tancredo Neves é o primeiro presidente civil eleito após o regime militar

Depois de uma sessão que durou três horas e meia, o colégio eleitoral escolheu Tancredo por 480 votos contra 180 do candidato Paulo Maluf

Tancredo Neves é o primeiro presidente civil eleito após o regime militar
A data simboliza o fim de mais de vinte anos de regime militar (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito indiretamente no Congresso como o primeiro presidente civil após anos de regime militar. Depois que a emenda constitucional que propunha eleições diretas para presidente foi rejeitada pelo Congresso Nacional, em 1984, Tancredo Neves lançou-se candidato pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, mesmo tendo de concorrer no Colégio Eleitoral composto em sua maioria por deputados e senadores do governista Partido Democrático e Social. No dia 15 de janeiro, depois de uma sessão que durou três horas e meia, o colégio eleitoral escolheu Tancredo por 480 votos contra 180 do candidato Paulo Maluf. A data simboliza o fim de mais de vinte anos de regime militar.

Nascido em São João del Rei, em Minas Gerais, ele foi vereador, deputado estadual, deputado federal, ministro da Justiça (no governo constitucional de Getúlio Vargas), primeiro-ministro (no governo parlamentarista de João Goulart), senador e governador de Minas Gerais (escolhido pelo voto direto em 1982). Além disso, o político participou ativamente da campanha das “diretas já”, que culminou nos comícios de mais de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A sua eleição foi motivo de comemoração no Plenário e nas ruas. Mas a tão esperada posse nunca ocorreu. No dia 14 de março, véspera de assumir o cargo, Tancredo Neves foi acometido por fortes dores abdominais e foi logo internado e operado às pressas no Hospital de Base, em Brasília. No dia 21 de abril, veio o anúncio de sua morte causada pela diverticulite, uma inflamação no intestino. O vice-presidente José Sarney, que já estava no cargo interinamente, foi efetivado presidente do Brasil.

 

 

 

Fontes:
O Estado de S.Paulo-Tancredo Neves
Hora 1-Tancredo Neves era eleito há 30 anos e encerrava o poder do militarismo
Nova Escola-A eleição de Tancredo Neves e o fim da ditadura militar

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Tancredo foi uma eterna ilusão. Não conseguiu, como primeiro ministro, acertar a situação caótica produzida por jango e seus asseclas em 1961, abrindo assim o caminho para soluções de força em 1964. De toda a deplorável esquerda brasileira, o único que produziu algum resultado palpável foi FHC, que estragou tudo ao impor impostos absurdos, tais como o aumento em 1000% da praga brasileira conhecida como COFINS que até hoje nos assombra e sacrifica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *