Início » Brasil » Taxa de desemprego avança mais rápido nas capitais
economia

Taxa de desemprego avança mais rápido nas capitais

Em São Paulo, a taxa de desemprego está em 9%, acima da média registrada pela Pnad, de 8,3%

Taxa de desemprego avança mais rápido nas capitais
Aumento do desemprego estimula negócios próprios (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A taxa de desemprego está aumentando de forma mais rápida nas áreas metropolitanas do que em outras regiões do país, segundo dados da Pesquisa Mensal de Amostras por Domicílio (Pnad) e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

A Pnad Contínua, divulgada pela IBGE, revelou que a taxa de desocupação aumentou de 7,9% no primeiro trimestre para 8,3% no segundo trimestre deste ano. O desemprego medido pela PME cresceu de 6,9% para 7,5% entre junho e julho.

Em São Paulo, que depende bastante de setores como indústria e construção civil, o desemprego está em 9%. Já em regiões que apostam mais no agronegócio, a taxa de desocupação está menor: 5,5% na região Sul e 7,4% na região Centro Oeste.

Em entrevista à revista Veja, o economista Alexandre Andrade diz que a tendência é que esta diferença continue por causa da natureza econômica de cada região e do diferente momento dos setores da atividade.

O economista também destaca o aumento do número de pessoas que “não conseguem encontrar emprego formal e partem para negócios próprios”.

Fontes:
Veja - Desemprego avança de forma mais rápida nas capitais

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *