Início » Brasil » Taxa de sobrevivência de brasileiros com câncer de mama e próstata dá um salto em dez anos
Saúde

Taxa de sobrevivência de brasileiros com câncer de mama e próstata dá um salto em dez anos

Os dados apontam para uma melhora na qualidade do tratamento desses dois tipos de tumores e uma atenção maior nos diagnósticos

Taxa de sobrevivência de brasileiros com câncer de mama e próstata dá um salto em dez anos
O índice nacional alcançado chega perto ao de alguns países desenvolvidos (Reprodução / BBC)

Um estudo publicado no jornal especializado Lancet, divulgou resultados de combate ao câncer em 67 países. O Brasil conseguiu uma melhora significativa nas taxas de sobrevivência de câncer de mama e próstata.

O índice nacional alcançado chega perto ao de alguns países desenvolvidos. A taxa foi calculada a partir de diagnósticos e óbitos analisados em sete  cidades brasileiras. Cerca de 80 mil casos foram checados e a sobrevivência do câncer de mama subiu de  78,2% entre 1995 e 1999 para 87,4% entre 2005 e 2009.

Nos pacientes com câncer de próstata  a taxa de sobrevivência nos períodos analisados  passou de 83,4% para 96,1%.

Os dados apontam para uma melhora na qualidade do tratamento desses dois tipos de tumores e uma atenção maior nos diagnósticos, segundo a coautora do artigo, Gulnar Azevedo. Mas, ao mesmo tempo há uma piora no desempenho de tipos mais letais, como  o de fígado, estômago e leucemia. Mas a pesquisadora alerta que estes índices não apontam necessariamente  que os brasileiros estão morrendo mais com estes tipo de câncer e sim que ficou mais fácil o acesso aos dados de mortalidade analisados pelo estudo no período.

Fontes:
BBC - Brasil dá salto em sobrevivência a câncer de mama e próstata, diz estudo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *