Início » Brasil » Tem início a Guerra da Cisplatina
Nesta data

Tem início a Guerra da Cisplatina

Protagonizado por Brasil e Argentina, o conflito tinha como alvo o domínio da Província da Cisplatina, região onde atualmente fica o Uruguai

Tem início a Guerra da Cisplatina
Guerra custou caro e o Brasil aumentou os impostos para financiar o conflito (Reprodução/Debret)

Protagonizada por Brasil e Argentina, a Guerra da Cisplatina teve início em 2 janeiro de 1825 e durou até dezembro de 1828. O alvo da disputa era o domínio da Província da Cisplatina, região onde atualmente fica o Uruguai.

Em 1680, Portugal fundou na região a Colônia do Sacramento. Porém, em 1777, a Espanha colonizou a região. Em 1816, com a vinda da Família Real portuguesa ao Brasil, o rei Dom João VI tornou a incorporar a região ao Reino Unido de Portugal e Alvarges. O imperador português enviou tropas e nomeou a região como Província da Cisplatina.

Porém, os habitantes da Cisplatina, a maioria de origem espanhola, não aceitaram a anexação. Com costumes e idioma diferentes, eles se recusavam a pertencer ao Brasil.

Foi então que, liderados por João Antonio Lavalleja, os habitantes locais se organizaram para lutar pela independência da Cisplatina. A Argentina, que também tinha interesse em dominar a região, ofereceu apoio, fornecendo armas e suprimentos aos habitantes locais. Em resposta, Dom Pedro I, já imperador do Brasil, declarou guerra à Argentina e à Cisplatina.

A guerra custou caro e o Brasil aumentou os impostos para financiar o conflito. A medida gerou revolta na população e a afetou a imagem de Dom Pedro I. A situação ficou ainda pior após a derrota brasileira.

Em dezembro de 1828, um acordo de paz mediado pela Inglaterra declarou que a Cisplatina não pertenceria nem ao Brasil nem à Argentina. Foi assim que nasceu a República Oriental do Uruguai.

Fontes:
Infoescola-Guerra da Cisplatina
Historia do Brasil-Guerra Da Cisplatina - Resumo, Causas, Consequências

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *