Início » Brasil » Tem início a Revolução de 32
NESTA DATA

Tem início a Revolução de 32

No dia 9 de julho de 1932, começou a Revolução de 32 em São Paulo

Tem início a Revolução de 32
Soldados e enfermeiras durante a Revolução de 32 (Fonte: Reprodução/AE)

A Revolução de 1932 foi iniciada por cidadãos paulistas que estavam insatisfeitos com o regime imposto por Getúlio Vargas e exigiam uma nova Constituição para o Brasil. Vargas venceu, mas em 1933 aconteceram novas eleições e houve a Constituinte em 1934.

Primeiro embate aéreo do Brasil

Durante a Revolução de 32, as cidades de São Paulo e Campinas sofreram bombardeios aéreos, foram cavadas trincheiras no Vale do Paraíba e o porto de Santos foi cercado por navios de guerra, em um cenário inimaginável para os dias atuais.

Na Revolução de 1932 aconteceu, por exemplo, o primeiro embate aéreo do Brasil, com dois aviões paulistas enfrentando dois aviões federais sobre a cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. A revolução deixou marcas profundas em São Paulo, que se refletem nos monumentos e nomes de ruas e avenidas.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Relembre como foi a Revolução de 32, que completa 80 anos hoje

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. cLEUZA MANERA disse:

    GOSTEI MUITO DE RECORDAR NOSSA HISTÓRIA,APESAR DE SER UM FATO TRISTE E MUITAS VIDAS CEIFADAS,É BOM QUE FIQUE EM NOSSA MEMÓRIA

  2. Gibran Shalom disse:

    Enquanto a hóstia sagrada se transformava em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, em Juazeiro do Norte – CE, centenas de velhos, crianças e mulheres eram bombardeados por aviões da Força Aérea Brasileira, nesta mesma época. Ninguém fala nada, pois se a Terra é da Mãe de Deus…como diz a socióloga Lutgard…quem ousa dizer mais… diante de tais argumentos de autoridade.

  3. Renato Vasconcellos disse:

    Interessante… a maioria dos assuntos tratados nesta página têm, na minha opinião, muito em comum

  4. Almanakut Brasil disse:

    Atualmente está dinamitada!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *