Início » Brasil » Temer e Mercadante enquadram o PDT
Coluna Esplanada

Temer e Mercadante enquadram o PDT

Partido levou uma dura, diplomática, da presidente Dilma após votar em peso contra a MP 665 (muda prazos para beneficiários do Seguro Desemprego)

Temer e Mercadante enquadram o PDT
Vice-presidente Michel Temer e chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (Fonte: Reprodução/

O PDT levou uma dura, diplomática, da presidente Dilma após votar em peso contra a MP 665 (muda prazos para beneficiários do Seguro Desemprego). O vice-presidente Michel Temer chamou o líder na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), para conversar no Jaburu no domingo. Temer pediu reconsideração do partido sobre o ajuste fiscal, e deixou claro que ‘não está em jogo o ministério’, controlado pelo PDT. Mas o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, enviou um recado de que precisava de pelo menos 10 dos 19 votos a favor nas próximas votações. Os deputados entenderam o risco.

Recado entendido…

Ontem o PDT já votou com o Governo na MP 663/14, que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de repasses da União para fomentos no BNDES e Finep.

…e aceito

O PDT também vai votar a favor da desoneração da folha de pagamento, seguindo orientação do Planalto, garante à Coluna o líder. Ainda não há consenso sobre a MP 664

Só pra constar

Apesar da repensar os votos, Figueiredo foi categórico na crítica: ‘O Governo está indo por caminho de estigmatizar as MPs pelos exageros que cometeu’.

Continua tenso

Citado pelo doleiro Alberto Youssef na CPI da Petrobras, em Curitiba, como um dos beneficiários de dinheiro suspeito, na campanha, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) foi parar ontem à noite no serviço médico do Senado, para medir a pressão. Os aparelhos passam bem. Já o nobre senador…

Ninho de fichas

Acredite. O PSDB do DF, segundo dados do TSE, é o diretório com mais filiados tucanos em todo o país: são 25 mil. Não muito pela ideologia. Mais pela disputa entre Izalci Lucas e Raimundo Ribeiro pelo controle do partido.

Vida boa

O Defensor do Governo da Venezuela, com status de ministro, Tarek Saab, veio para Brasília no mesmo voo que Lilian Tintori e Mitzy Capriles. Mas Tarek viajou na primeira classe, em companhia de quatro assessores e seguranças — na mesma classe.

Caravana pelos direitos

Como se sabe, Lilian e Mitzy são esposas dos presos políticos Leopoldo López e Antonio Ledezma, respectivamente, perseguidos pelo governo de Nicolás Maduro.

Bloqueio saltou

Subiu na rede (para não dizer no telhado) a indicação da ex-jogadora de vôlei Ana Moser para a presidência da Autoridade Pública Olímpica. O bloqueio é forte, por ora.

Rua vermelha

As Brigadas Populares, um movimento esquerdista no Rio, fez uma homenagem diferente para lembrar os 70 anos do fim da Guerra — e o que citam de vitória soviética. Trocaram na plaquinha o nome da rua Santa Luzia, no Centro, por Marechal Josef Stalin.

Só popular

No network Visão Capital, do JBr, o chefe da Casa Civil do GDF revelou que os custos eram tão altos na gestão anterior a ponto de a Casa Militar contar com cinco Ford Fusion. Devolveu todos. ‘Hoje o chefe do Gabinete militar anda de Fiat Uno’.

Na pista

Entre as indicações para as quatro vagas de diretores abertas na ANTT, dois são apadrinhados do ex-diretor Bernardo Figueiredo, cuja recondução foi barrada pelo Senado há dois anos. São Carlos Fernando e Marcelo Vinaud.

Terceirização na PF

Ainda sobre a grita dos delegados federais no corte de custos que pode afetar operações: ‘É incoerência do Governo dizer ser contra a terceirização da atividade fim mas não cumprir o acórdão do TCU, que determina contratação de servidores concursados. A PF precisa de 5 mil administrativos’, conta Marcos Leôncio, da ADPF.

Recorde

Sessão humor a TV Senado ontem durante todo o dia. A mais longa sabatina de todos os tempos, com quase 12 horas de duração, merece entrar para o Guinness.

Ponto Final

‘É um absurdo passar 10h numa sabatina. Mermão, nem nos
tempos de escola era assim’.
Do senador Omar Aziz (PSd-AM), sobre a sabatina do jurista Luiz Fachin no Senado, indicado para o STF.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *