Início » Brasil » Temer recebe Sebastián Piñera nesta sexta-feira
PRESIDENTE DO CHILE

Temer recebe Sebastián Piñera nesta sexta-feira

Encontro prevê a assinatura de dois novos acordos entre Brasil e Chile, que são grandes parceiros comerciais

Temer recebe Sebastián Piñera nesta sexta-feira
Temer esteve presente na cerimônia de posse do presidente chileno (Foto: Twitter/Michel Temer)

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, visita o Brasil nesta sexta-feira, 27, pela primeira vez desde que assumiu a presidência chilena, em março deste ano. Piñera foi recebido pelo presidente Michel Temer, e depois se encontrará com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

O encontro entre os líderes tem caráter de “visita de Estado”, a mais alta da diplomacia. Na reunião, os presidentes assinarão dois acordos entre os países e falarão com a imprensa em seguida. Por volta das 13h, Temer ofereceu um almoço em homenagem a Piñera no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

A assinatura dos acordos ocorreu no início da tarde. Segundo o subsecretário-geral para a América Latina e Caribe, o embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, serão “um acordo sobre compras governamentais e um [protocolo] sobre serviços financeiros vinculados a investimentos”.

O acordo de compras governamentais permite que empresas dos países participem de licitações públicas sob as mesmas condições, sem favorecimento para corporações nacionais. Ou seja, uma empresa brasileira poderá participar de licitações públicas no Chile, da mesma forma que uma organização chilena poderá participar de licitações públicas no Brasil.

Os presidentes têm se mostrado bem próximos desde que Piñera assumiu o cargo no Chile. Temer esteve presente na cerimônia de posse do homônimo e se encontrou com o chefe de Estado durante a Cúpula das Américas.

O Brasil é o país que mais recebe investimentos chilenos no mundo, sendo também o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul. Apenas em 2017, o intercâmbio econômico entre as nações alcançou a cifra de US$ 8,5 bilhões, uma alta de 22% comparado a 2016.

A intenção é que o encontro torne a relação entre os países ainda mais estreita, com os presidentes conversando sobre “assuntos comerciais, projetos de infraestrutura, assuntos consulares, cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, cultura e assuntos antárticos e temas multilaterais e regionais”, conforme informou o Ministério de Relações Exteriores ao G1.

Sebástian Piñera parece ter reservado o final do mês de abril para melhorar a relação com grandes parceiros comerciais chilenos na América do Sul. Ainda nesta semana, ele se encontrou com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, para firmar uma nova parceria com o país, tratando de assuntos como o intercâmbio econômico, comércio e cibersegurança.

 

Fontes:
G1-Temer recebe presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta sexta-feira
Agência Brasil-Temer recebe recebe hoje, em Brasília, o presidente do Chile

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Laércio disse:

    Viagens, encontros, jantares… é o que esses velhos gostam… Dinheiro também; políticos deveriam trabalhar ao invés de fazer sala a quem quer que seja.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *