Início » Brasil » Tempo de amamentação influencia no desenvolvimento da criança
Ciência

Tempo de amamentação influencia no desenvolvimento da criança

De acordo com pesquisadores de Universidade Federal de Pelotas, amamentação tem efeito positivo sobre escolaridade e renda futura da criança

Tempo de amamentação influencia no desenvolvimento da criança
Segundo estudiosos, crianças com mais de um ano de amamentação tem 10% mais escolirade e 33% mais renda quando adultos (Foto: Reprodução/Estadão)

Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, crianças que foram amamentadas durante um período superior a um ano têm índice de escolaridade 10% mais alto que as crianças passaram apenas um mês se alimentando de leite materno. Além disso, a renda das crianças com mais tempo de amamentação, ao se tornarem adultas, é 33% superior. A pesquisa foi realizada com 3500 recém-nascidos.

“Já sabíamos que a amamentação auxiliava no desenvolvimento da inteligência. Esse trabalho traz as primeiras evidências dos efeitos práticos desse benefício”, explicou um dos coordenadores do trabalho, Cesar Victora. O co-autor, Bernardo Hortas, reafirmou: “Havia dúvidas se o efeito da amamentação sobre inteligência e o desenvolvimento cerebral alcançaria a vida adulta. Os resultados dos estudos mostram que sim”.

O grupo de estudiosos acompanhou as informações de crianças nascidas no ano de 1982, na cidade sede da universidade. Foram realizadas quatro avaliações massivas durante os anos de estudo. Na última, em 2012, os indivíduos com 30 anos tiveram de realizar testes de QI e responder questões sobre renda e escolaridade. Inicialmente, 6 mil crianças foram cadastradas. Na última fase apenas 3.493 participantes foram avaliados.

“Tomamos o cuidado de expurgar qualquer fator social que pudesse influenciar nesses resultados. Estudos em países desenvolvidos muitas vezes são criticados por não conseguirem separar de forma socioeconômica, nosso estudo faz isso pela primeira vez”, disse Hortas, explicando que todas as classes sociais estavam representadas na pesquisa.

A influência sobre a inteligência, de acordo com os líderes da pesquisa, se dá pela presença de ácidos graxos no leite materno, que colaboram para o desenvolvimento dos neurônios do bebê. A influência do leite na ativação dos genes também é importante para o desenvolvimento da criança.

Fontes:
Estadão-Tempo de amamentação afeta renda e escolaridade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *