Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Romance de estreia da jornalista Míriam Leitão, Tempos extremos, publicado pela editora Intrínseca, é uma história densa de paixões extremas ambientada no século XXI, mas marcada pelo passado. Uma narrativa que transita pelas cicatrizes da escravidão e os subterrâneos do regime militar.
Quantos mistérios uma fazenda centenária, perdida entre as serras de Minas Gerais, longe da estrada, fora da rota do turismo, sem luz e telefone esconde. Os mistérios de uma casa, um fantasma de épocas perdidas, revelam histórias de passados diversos a uma família dividida por conflitos afetivos e políticos. São mistérios que Larissa descobrirá em uma estranha jornada, na qual perseguirá sombras e segredos.
A avó de Larissa, Maria José, está prestes a completar 88 anos e pede como presente de aniversário uma reunião familiar com os filhos, netos e bisnetos na fazenda Soledade de Sinhá. Cada um dos filhos de Maria José seguiu um caminho diferente. Hélio, o mais velho, fez carreira como militar no período da ditadura; Sônia investiu em ações e ficou rica; Alice, mãe de Larissa, participou dos movimentos contra a ditadura, foi presa e interrogada. Marcos passou a juventude sonhando em ser músico, mas se frustrou e nunca conseguiu ter uma estabilidade financeira.
Na tentativa de fugir da sua realidade, de seu presente e de suas dúvidas, Larissa mergulha na história da fazenda Soledade de Sinhá marcada por diversos ciclos econômicos, entre eles de mineração, de plantações e gado. Certa noite e de maneira inesperada, Larissa rompe as barreiras do tempo e volta dois séculos e interage com três escravos da fazenda, Constantino e os dois filhos Bento e Paulina.
Por meio dos relatos de Constantino, Larissa começa a compreender e a questionar a realidade por ele vivida. E, ao mesmo tempo, encontra em Bento e Paulina duas almas livres, porém enclausuradas e dispostas a lutar, ainda que de formas diferentes, por sua liberdade.
A narrativa de fatos históricos sob a ótica dos sentimentos tece uma trama intensa do ponto de vista emocional. Tempos extremos é um romance pungente e instigante, que envolve o leitor nos problemas e dilemas vivenciados pelos personagens.
A autora, Miriam Leitão, conta a história magistralmente, como se fosse uma romancista já bastante experimentada.
A alternância dos tempos históricos (o PRESENTE, marcado pelas dúvidas de Larissa e pelas divisões familiares e o PASSADO, marcado pela história do casarão e pelos dilemas dos escravos) é feita de forma bastante dinâmica e inusitada.
Além das referências a outras obras (ANTÍGONA, Cecília Meireles, Machado de Assis, entre outros), há o pano de fundo das cicatrizes deixadas pela ditadura militar em contraste com os escândalos do presente. Além disso tudo, Larissa tem que vencer suas próprias LUTAS internas com a “ajuda” das questões familiares e dos escravos.
Baita livro, recomendo mesmo!
Estou no meio dele e pretendo terminá-lo até o final de semana.
Abraços