Início » Cultura » Artes Plásticas » Termina a Semana de Arte Moderna de 1922
Nesta Data

Termina a Semana de Arte Moderna de 1922

No dia 17 de fevereiro de 1922, termina a Semana de Arte Moderna, que teve como objetivo rediscutir a produção cultural nacional

Termina a Semana de Arte Moderna de 1922
A Semana de Arte Moderna de 1922 deu início ao modernismo no Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A Semana de Arte Moderna de 1922 deu início ao movimento modernista no Brasil. No evento, que ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, artistas se reuniram para discutir a absorção da cultura estrangeira na arte nacional com o objetivo de renovar o contexto artístico.

A nova geração dos artistas brasileiros queria trazer mudanças aos conceitos antigo do século XIX. O principal foco era a literatura, porém outras frentes do movimento artístico passaram a sofrer influência das vanguardas europeias.

A semana não teve uma importância grande na época, mas o tempo a valorizou. A pluralidade de ideias que surgiram contribuíram para mudanças em diversos setores culturais do país, entre eles as literatura e a música. O movimento antropofágico, que defendia a absorção da cultura estrangeira, surgiu no período e teve influência sobre o Tropicalismo.

A Semana de Arte Moderna deixou um legado importante para a cultura nacional, libertando a arte brasileira dos padrões europeus, que passaram a ser absorvidos e adaptados para criar uma cultura essencialmente nacional.

Fontes:
Banco de Dados da Folha-Semana de Arte Moderna
O Globo-Os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *