Início » Brasil » Toffoli assume STF logo após suspender ação contra Mantega
PRESIDENTE DO SUPREMO

Toffoli assume STF logo após suspender ação contra Mantega

Dias Toffoli assumiu no fim da tarde desta quinta a presidência do Supremo

Toffoli assume STF logo após suspender ação contra Mantega
Toffoli é o mais jovem presidente da história do Supremo (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O ministro Dias Toffoli assumiu no fim da tarde desta quinta-feira, 13, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Pouco antes de se tornar o mais jovem presidente da história do Supremo (Toffoli tem 50 anos de idade), o ministro suspendeu a ação penal na qual Guido Mantega respondia por supostamente ter recebido propina da Odebrecht.

A Operação Lava Jato acusa Mantega, ex-ministro da fazenda dos governos Lula e Dilma, de ter pedido R$ 50 milhões à Odebrecht para trabalhar no governo federal por medidas favoráveis à empresa. O dinheiro teria sido usado na campanha eleitoral do PT em 2014.

O entendimento do STF, segundo Toffoli, é de que o caso de Mantega se enquadra em crime eleitoral de falsidade ideológica, e não corrupção passiva, como consta na denúncia da Lava Jato.

Toffoli foi advogado do PT. Ele era advogado-geral da União quando foi indicado para o Supremo pelo ex-presidente Lula. Na festa de sua posse como presidente da casa, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, Toffoli recebeu políticos como José Serra (PSDB) e o presidenciável Henrique Meirelles (MDB).

A festa teve show do cantor Léo Jaime, e o próprio Toffoli pegou o microfone para cantar a música “Tempo Perdido”, da antiga banda brasiliense Legião Urbana.

Fontes:
G1 - Dias Toffoli suspende ação penal contra Guido Mantega na Lava Jato
Folha de S.Paulo - Em festa de posse como presidente do STF, Toffoli canta Legião Urbana

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Aureo Ramos de Souza disse:

    O Supremo Tribunal Federal perdeu sua maestria. Um ministro que foi do PT isto partido político, então possivelmente ele solte Lula. E poderá cantar de galo já que é cantor.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *