Início » Brasil » Tratamento dado a embaixador no Brasil foi inaceitável, diz Indonésia
Crise Diplomática

Tratamento dado a embaixador no Brasil foi inaceitável, diz Indonésia

O adiamento na aceitação das credenciais do embaixador indonésio aumentou a tensão diplomática entre os dois países

Tratamento dado a embaixador no Brasil foi inaceitável, diz Indonésia
Na sexta-feira, Dilma aceitou as credenciais de cinco embaixadores. Toto Riyanto, no entanto, não esteve na cerimônia (Reprodução/Internet)

O governo indonésio chamou de volta o seu embaixador no Brasil, Toto Riyanto. A ação foi tomada após a presidente Dilma Rousseff adiar a aceitação das credenciais do embaixador em Brasília, na última sexta-feira, 20. O ato é mais um sinal da deterioração das relações diplomáticas entre os dois países, desencadeada após a execução do traficante de drogas brasileiro Marco Archer, em janeiro deste ano.

“A maneira como o ministro de Relações Exteriores do Brasil anunciou o adiamento do encontro, quando o embaixador designado já estava no Palácio do Planalto, é inaceitável na Indonésia”, disse o ministro das Relações Exteriores indonésio. O ministro disse lamentar profundamente a atitude do Brasil e que contatou os brasileiros para “transmitir os mais fortes termos de protesto diante deste ato nada amigável” e apresentou uma nota formal de protesto.

Na sexta-feira, Dilma aceitou as credenciais de embaixadores de El Salvador, Panamá, Venezuela, Senegal e Grécia. O embaixador da Indonésia, no entanto, não esteve na cerimônia. “Nós acreditamos que é importante haver uma evolução na situação para termos mais clareza. O que fizemos foi apenas adiar a aceitação das credenciais, só isso”, disse Dilma.

A crise diplomática começou em janeiro, quando o Brasil chamou de volta seu embaixador após a execução de um cidadão brasileiro no país. Foram as primeiras execuções do novo presidente da Indonésia, Joko Widodo, que assumiu o poder em outubro do ano passado. Desde então os brasileiros não têm mais um embaixador no país asiático.

Fontes:
Wall Street Journal-Diplomatic Row Heightens as Indonesia Recalls Ambassador From Brazil

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    A política externa brasileira, que já foi orgulho do país, apequenou-se e tronou-se medíocre sob o PT no governo, e agora passa por vexame atrás de vexame por conta das pirraças de Dilma, que não tolera ser contrariada…!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *