Início » Brasil » Três em cada quatro brasileiros buscam atendimento na rede pública, segundo IBGE
Saúde

Três em cada quatro brasileiros buscam atendimento na rede pública, segundo IBGE

A Pesquisa Nacional de Saúde aponta que cerca de 70% dos brasileiros não tem plano de saúde

Três em cada quatro brasileiros buscam atendimento na rede pública, segundo IBGE
A PNS não tem parâmetro para comparação, já que não foi feita em anos anteriores (Foto: Pixabay)

Nesta terça-feira, 2, o IBGE divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) com dados de 2013. Segundo o documento, a Unidade Básica de Saúde é apontada por 48% dos brasileiros como o estabelecimento mais procurado para atendimento médico, enquanto consultórios particulares ou clínicas privadas são referência para 20,5% da população. Ainda segundo as estatísticas, a porcentagem de quem tem plano de saúde varia muito entre cada região. No Sudeste, 36,9% das pessoas tem plano de saúde, enquanto, no Sul, a parcela é de 32,8%. Já no Norte e Nordeste, as taxas caem para, respectivamente, 13,3% e 15,5%.

A PNS não tem parâmetro para comparação, já que não foi feita em anos anteriores. Segundo a pesquisa, a maior parcela das pessoas, 47,9%, usava a Unidade Básica de Saúde quando precisava de atendimento. A unidade de pronto atendimento público ou emergência de hospital público foi apontada por 11,3% da população, e o hospital público ou ambulatório por 10,1% (totalizando cerca de 70%). Cerca de 20,6%, por sua vez, usava consultório particular ou clínica privada.

No segundo semestre de 2013, o IBGE visitou cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país em convênio com o Ministério da Saúde. De acordo com o instituto, essas informações vão ser utilizadas para subsidiar formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, com a PNS será possível monitorar metas de redução das doenças crônicas não transmissíveis, pactuadas com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Fontes:
O Globo-Quase 30% dos brasileiros têm plano de saúde, diz nova pesquisa do IBGE

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *