Início » Brasil » Treze estados elegeram governadores no primeiro turno
Resultado das eleições

Treze estados elegeram governadores no primeiro turno

Dos dezoito governadores que tentam reeleição, quatro foram eleitos para novo mandato neste domingo,5, e continuam na disputa dez deles

Treze estados elegeram governadores no primeiro turno
Eleitores em treze estados e no Distrito Federal terão que voltar às urnas no dia 26 de outubro para escolher governadores também (Reprodução/Internet)

Treze estados brasileiros já têm governadores eleitos no primeiro turno das eleições deste domingo, 5. Entre eles estão São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santos. A decisão em outros treze estados e no Distrito Federal ficou para o dia 26 de outubro.

Os eleitos no primeiro turno foram: Geraldo Alckmin (PSDB-SP); Fernando Pimentel (PT-MG); Paulo Hartung (PMDB-ES); Beto Richa (PSDB-PR); Raimundo Colombo (PSDB-SC); Rui Costa (PT-BA); Renan Filho (OMSB-AL); Paulo Câmara (PSB-PE); Flávio Dino (PC do B-MA); Pedro Taques (PDT-MT); Wellington Dias (PT-PI); Jackson Barreto (PMDB-SE) e Marcelo Miranda (PMDB-TO).

Paulo Câmara (PSB), afilhado político de Eduardo Campos, obteve 68% dos votos em Pernambuco, a maior votação proporcional do país. Retornaram ao governo: Hartung, Dias e Miranda. No Maranhão, a hegemonia da família Sarney foi quebrada com a eleição de Flávio Dino, do PC do B.

Dos dezoito governadores que tentam reeleição, quatro foram eleitos para novos mandatos neste domingo: Alckmin, Richa, Colombo e Barreto; e continuam na disputa dez deles. Os que já perderam as eleições foram: Agnelo Queiroz (PT-DF). Renato Casagrande (PSB-ES), Zé Filho (PMDB-PI) e Sandoval Cardoso (SD-TO). No segundo turno, os partidos com mais representantes são: PMDB, em oito estados; PSDB, em seis; PSB, em quatro; e PT, em quatro.

Fontes:
Folha de S. Paulo - Metade dos Estados terá segundo turno; PMDB pode fazer 12 governadores

2 Opiniões

  1. Sandra disse:

    A “Minas Nordestina” — ou baiana — refém do bolsa familia vota com Dilma, a Minas que trabalha e produz com o próprio suor , essa vota Aécio.
    Não é segredo para ninguém que, pela terceira eleição consecutiva, o terrorismo correu solto nas áreas mais pobres do país: “Se a oposição ganhar, o Bolsa Família vai acabar”.
    Portanto, a vitória do PT em Minas tem a ver com terrorismo eleitoral , e não com descontentamento!
    O PT levou a maior surra no ABC paulista, berço do lulo-petismo onde mora o seu fundador, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula.Em Pernambuco, estado natal do ex-presidente, o PT não elegeu nenhum deputado federal, não elegeu o senador e elegeu apenas três deputados estaduais.
    O Aécio não tem nada a explicar e nunca foi alvo de CPI em seu governo, quanto ao PT, esse sim, os subalternos já se encontram todos na cadeia, só faltam os mandantes, o chefão e a chefona, que em seu devido tempo também não mais colará a desculpa do de nada sabem, nada viram. Ninguém aguenta mais a corrupção do PT. Ninguém aguenta mais os mensalões do PT. Ninguém aguenta mais estes vampiros que sugam os cofres públicos.
    Fora Dilma, fora o PT!

  2. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    Parabéns, povo mineiro! Já que Aécio pouco ou nada fez por Minas, elegeram Fernando Pimentel do PT para engrandecer ainda mais este grande estado brasileiro. E, alguns brasileiros desinformados ainda querem eleger Aécio para presidente. Seria o caos para a nossa nação, pois quem até hoje não explicou os Cr$ 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais) do erário público gastos em um aeroporto em terras de sua familia, poderia dirigir este país?
    Portanto, salvem o Brasil! Fora Aécio! Vote em DILMA!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *