Início » Brasil » TRF-DF derruba veto à nomeação de Moreira como ministro
SECRETARIA-GERAL

TRF-DF derruba veto à nomeação de Moreira como ministro

A decisão do TRF-DF atende ao pedido da AGU, que diz que a ausência de Moreira Franco na Secretaria-Geral geraria ‘danos à administração’

TRF-DF derruba veto à nomeação de Moreira como ministro
Nomeação de Moreira foi suspensa na última quarta-feira, 8 (Foto: YouTube)

O Tribunal Regional Federal do Distrito Federal (TRF-DF) da 1ª Região derrubou nesta quinta-feira, 9, a liminar da Justiça do Distrito Federal que barrava a nomeação de Moreira Franco (PMDB) como ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a decisão é do presidente do tribunal, Hilton José Gomes de Queiroz, e foi confirmada pela Justiça.

Na quarta-feira, 8, o juiz Eduardo Rocha, da 14ª Vara Federal do DF, acolheu um pedido de três cidadãos em ação popular e mandou suspender os efeitos do ato assinado pelo presidente Michel Temer, que havia nomeado Moreira Franco para o cargo.

Os autores da ação argumentavam que a nomeação de Moreira Franco foi uma maneira de Temer blindar o peemedebista dos efeitos da delação da Odebrecht. Moreira foi citado na delação de Claudio Melo, ex-diretor de Relações Institucionais da empresa. Com o cargo de ministro, ele ganha foro privilegiado no STF. O pedido comparava a nomeação de Moreira à nomeação de Lula para o cargo de ministro da Casa Civil, feita por Dilma Rousseff, em março de 2016.

A AGU havia entrado com recurso na presidência do TRF da 1ª Região, argumentando que a ausência de Moreira Franco na Secretaria-Geral da Presidência geraria “danos irreparáveis à administração pública”.

Fontes:
Folha-Tribunal derruba decisão que impedia Moreira Franco em ministério

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Um bando de velhos Corruptos que não querem largar o peito da Politica.

  2. olbe disse:

    Se todos rigorosamente estão envolvidos..com raríssimas excessões, a Lava Jato vai ser muito difícil de sobreviver…Estamos todos com muito medo. Cada dia que a gente pensa que ia melhorar a “coisa” piora..em todos os sentidos em todas as cidades em todos os cidadãos..Falta de FISCALIZAÇAO e a sensação de impunidade !! Todos os escândalos só aparecem muitos anos depois..quem fiscalizava? Se não fiscalizavam antes, agora com a crise é que tem desculpas pra não fiscalizar e a gente passivamente vendo o país se afundar ao ponto de juízes prejudicaram os pais dos jovens que foram mortos naquela boite em Santa Maria.pq protestam com a morosidade da justiça.até hoje nada..200 jovens..e as boites em todo o Brasil continuam funcionando igual..será que o Brasil tem jeito ou precisa chegar ainda mais ao fundo do poço?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *