Início » Brasil » Turistas elegem pontos positivos e negativos nas cidades-sede da Copa
Levantamento

Turistas elegem pontos positivos e negativos nas cidades-sede da Copa

A hospitalidade dos brasileiros foi o que os turistas mais elogiaram na primeira semana do Mundial

Turistas elegem pontos positivos e negativos nas cidades-sede da Copa
Torcedores no Itaquerão (Fonte: Reprodução/BBC Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um levantamento feito pelo jornal O Globo nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo revelou que a hospitalidade dos brasileiros foi o que os turistas mais elogiaram na primeira semana do Mundial.

Em contrapartida, os turistas criticaram principalmente o trânsito caótico, o transporte público deficiente, a falta de infraestrutura nos aeroportos e de informações turísticas em outros idiomas.

Em Brasília, a principal crítica dos turistas estrangeiros é em relação aos preços altos. Por outro lado, o tratamento oferecido pelos moradores da cidade e o atendimento no aeroporto foram elogiados.

Já o Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, não causou boa impressão. Os passageiros têm sofrido para conseguir informações e as condições de segurança no recém-inaugurado terminal de desembarque, que ainda está em obras, são questionáveis. Mas a hospitalidade do povo local também recebeu elogios.

Um dos pontos fracos de Curitiba, segundo os turistas, é a falta de informações oficiais. Não há placas ou indicações sobre transporte público. Os visitantes dizem, no entanto, que em hotéis, táxis, e restaurantes todos fazem questão de ser simpáticos.

A desinformação também é indicada como o ponto fraco de Manaus. A falta de informações turísticas e de preparo de funcionários se repetem por toda a cidade. Apesar disso, Manaus tem sido tem sido considerada pelos visitantes uma cidade muito receptiva. A proximidade com a floresta também é vista como outro ponto positivo.

Em Porto Alegre, o transporte está entre os pontos fracos da organização da Copa. Já entre os pontos fortes apontados pelos visitantes estão dois postos de atendimento no aeroporto e mais uma unidade móvel.

Em Salvador, o caos no trânsito contrasta com a simpatia nas ruas. Embora não tenha sido fácil se locomover por Salvador nos primeiros dias da Copa, a paciência e a disponibilidade da população se sobressaem. O policiamento nos pontos turísticos também é elogiado pelos visitantes.

O trânsito lento de Belo Horizonte vem atrapalhando a circulação dos turistas pela cidade. Já a gastronomia local recebe muitos elogios.

Em Fortaleza, a comunicação em outros idiomas tem sido um problema, mas por outro lado a hospitalidade da população local é novamente destaque.

Natal sofre com problemas de mobilidade por causa de uma greve de motoristas e cobradores de ônibus por tempo indeterminado. Fortes chuvas que atingem a cidade há pelo menos dois dias também têm prejudicado a locomoção.

De acordo com os turistas, o transporte coletivo de Recife é de má qualidade, há excesso de congestionamentos e notam-se calçadas esburacadas até mesmo em locais turísticos. Já o material turístico é farto, em cinco idiomas, sendo distribuído nos principais pontos de Recife. As festas populares nesta época do ano também são uma atração à parte.

A desinformação é apontada como um problema no serviço da Infraero no aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

Já em São Paulo os turistas apontam a instabilidade da internet na rede de telefonia como um ponto negativo. O atendimento nos hotéis e restaurantes e a recepção do paulistano, em geral, têm sido muito elogiados.

Fontes:
O Globo - Gol do brasileiro: turistas criticam transporte, mas elogiam hospitalidade

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    Como se vê, o povo brasileiro tem um coração de ouro. O que atrapalha é a corrupção que fez as obras atrasar.

  2. olbe disse:

    Ponto para o povo brasileiro. Estou muito orgulhosa, valeu brasileiros !!!!

  3. P disse:

    Os problemas estão ai, é preciso resolvê-los

  4. Ludovino Azambuja disse:

    A hospitalidade brasileira herdamos dos índios: receberam o Cabral de braços abertos. Deu no que deu, se … . Desculpem!

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se em 7 anos tivessem feito conforme foi solicitado pela FIFA e não roubassem tanto seria uma maravilha, MAIS NOSSAS QUALIDADES COBREM OS DEFEITOS, de parabéns ao povo brasileiro, isto é os que não roubam como nossos políticos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *