Início » Brasil » TV alemã satiriza Bolsonaro
POLÍTICA AMBIENTAL

TV alemã satiriza Bolsonaro

Programa humorístico alemão satirizou o posicionamento de Bolsonaro em relação ao Meio Ambiente, tecendo críticas à política ambiental do presidente brasileiro

TV alemã satiriza Bolsonaro
Diferentes montagens de imagens com Bolsonaro foram apresentadas no programa (Foto: Reprodução/ARD)

O presidente Jair Bolsonaro foi um dos principais alvos da edição da última quinta-feira, 15, do programa humorístico alemão Extra 3, transmitido pela ARD, a principal emissora pública de televisão da Alemanha. As principais críticas foram voltadas para a política ambiental de Bolsonaro.

Ao longo da última semana, o presidente entrou em rota de colisão com a Alemanha e Noruega devido ao Fundo Amazônia. Os países, então, anunciaram bloqueios de repasses ao fundo devido ao constante crescimento do desmatamento na Floresta Amazônica.

A tensa relação colocou Bolsonaro na mira do programa humorístico, que produziu uma música, com a melodia de “Copacabana”, do cantor americano Barry Manilow, ridicularizando o posicionamento do presidente brasileiro. O apresentador do programa Extra 3, Christian Ehring, também satirizou Bolsonaro, classificando-o como “Der Depp Von Ipanema”, algo como “O idiota de Ipanema”.

Em diferentes momentos, o programa humorístico apresentou cenas de árvores cortadas, trechos de vídeos de Bolsonaro e montagens com o presidente brasileiro, tanto com serra elétrica em mãos, quanto com o maiô utilizado pelo personagem Borat, personagem cômico criado pelo britânico Sacha Baron Cohen.

Ehring destacou a ausência de posicionamento de Bolsonaro sobre o desmatamento na Amazônia; a exoneração do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão;  o fato do Ministério da Agricultura estar sendo controlado por um dos principais nomes do setor agropecuário brasileiro, a ministra Tereza Cristina; e o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

Em relação ao acordo entre os blocos econômicos, o apresentador alemão ironizou a crítica dos países europeus em relação ao desmatamento no Brasil. Isso porque o pacto entre Mercosul e União Europeia também prevê a transação de produtos agrícolas, o que, em teoria, fortalece o agronegócio no Brasil.

Ao falar do assunto, o Extra 3 também não poupou a chanceler alemã, Angela Merkel. Em uma imagem em referência ao agronegócio brasileiro, o programa exibiu uma montagem de Merkel nos braços de Bolsonaro, fortalecendo o plantio de soja na região, elevando o desmatamento.

O programa humorístico Extra 3 tradicionalmente satiriza figuras políticas alemãs. No entanto, por vezes, também tem como alvo chefes de outros países. Durante o programa, líderes como Donald Trump, dos Estados Unidos, Kim Jong-un, da Coreia do Norte, Vladimir Putin, da Rússia, e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, já foram satirizados.

Bolsonaro tem sido alvo frequente de programas humorísticos brasileiros, como do quadro do Fantástico “Isso a Globo Não Mostra”, e do programa Zorra, ambos exibidos pela TV Globo. Em julho, o programa The Noite, do SBT, também satirizou a família Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro é ‘vilão’ e ‘ameaça à Amazônia’ na imprensa internacional

Fontes:
DW-Bolsonaro é ridicularizado na TV alemã

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. ANTÔNIO GONÇALVES JÚNIOR disse:

    A Alemanha que vá a merd*!

  2. NEWTON BELLINI disse:

    Alemanha: Plante árvores aqui tem de sobra pra muito tempo.

  3. Almanakut Brasil disse:

    Futurando – TV Brasil – EBC – resultado da parceria com o Deutsche Welle (DW)

    tvbrasil.ebc.com.br/futurando

    Imprensa parasita.

  4. Leonora Hermes Luz disse:

    A Alemanha tem 1/3 de seu território coberto por florestas.
    Não estão se auto destruindo.
    O que estamos fazendo, aliás, o que esse des-governo está fazendo é tiro na cabeça.

  5. DINARTE DA COSTA PASSOS disse:

    O Brasil perde muito com isso! Depois do maior líder da América Latina ter engrandecido o nome do país lá fora, vem um demente deste acompanhado de meia-dúzia de jumentos que só servem para macular a imagem do “País” lá fora.

    BOLSONARO E SEUS OTÁRIOS DEVERIAM SER EXTIRPADOS DA NAÇÃO BRASILEIRA.

  6. ELEUTERIO GOUVEIA SOUSA disse:

    ADORARIA VER COMENT´RIOS SOBRE A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO ROUBADO E COLOCADO NA SUIÇA… SE FOSSEM MAIS HONESTOS, DEVOLVERIAM TUDO..

  7. Jorge Cardillo disse:

    Financiam ONGs para tomar posse lentamente da nossa Amazônia e explorar os recursos naturais que não possuem. Nova modalidade de colonialismo. Porque não protestam contra o desmatamento na Indonésia? É por que lá não tem os recursos minerais que cobiçam. Bolsonaro assumiu e misteriosamente o desmatamento aumentou. Simples: jogaram na conta dele as áreas desmatadas nos governos anteriores. O Brasil deve resistir a essa tentativa de nos tomarmos a Amazônia.

  8. Késsia disse:

    Se vc caga todo dia, vc é sim privilegiado.

    A alemanha tem mt pra ensinar, e o Brasil devia implantar medidas similares aos outros países desenvolvidos
    simples ações já ajudam
    mas o Presidente é um ignorante e prefere se recusar a acreditar que o que ele faz vai acabar levando o Brasil a ruínas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *