Início » Brasil » Um em cada três presidenciáveis desiste antes da eleição
LEVANTAMENTO

Um em cada três presidenciáveis desiste antes da eleição

Levantamento da ‘Folha de S.Paulo’indica que a desistência de pré-candidatos à presidência que estão bem colocados nas pesquisas é um fenômeno rotineiro no país

Um em cada três presidenciáveis desiste antes da eleição
Joaquim Barbosa anunciou na semana passada que não disputará a eleição (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Uma série histórica do jornal Folha de S.Paulo revelou que a desistência de pré-candidatos à presidência que estão bem colocados nas pesquisas é um fenômeno rotineiro no país.

De acordo com a série, em média, um terço dos principais cotados a assumir a presidência da República desistiu da candidatura nos seis meses que antecederam a disputa.

Entre os motivos estão a falta de respaldo eleitoral, problemas de saúde ou familiar, apoio a outros candidatos ou derrotas em disputas internas. Há também, ressalta o jornal, o caso de candidaturas que são lançadas apenas para incrementar o valor do passe de partidos medianos.

Uma pesquisa feita em abril mostra que há atualmente 18 prováveis pré-candidatos a presidente na disputa deste ano. Alguns já abriram mão de suas candidaturas, como o apresentador Luciano Huck, ainda no final de 2017, e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que anunciou na semana passada que não disputaria a eleição por “decisão estritamente pessoal”.

A expectativa é de que ainda ocorram outras baixas como, por exemplo, as possíveis desistências de Michel Temer, Rodrigo Maia e Guilherme Afif Domingos.

A série histórica da Folha mostrou ainda que a maior parcela de desistências ocorreu em 2002. Naquele ano, metade dos cotados no início de abril não saiu candidato. Já a menor parcela foi em 1998, quando apenas Levy Fidelix acabou não participando da disputa eleitoral.

Fontes:
Folha de S.Paulo - 1 em cada 3 pré-candidatos à Presidência desiste nos 6 meses anteriores à eleição

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de souza disse:

    TODOS SÃO SUSPEITOS OU JÁ PARTICIPARAM DE FALCATRUAS E RECEBERAM VERBAS ILÍCITAS. PORTANTO NÃO TEMOS UM CANDIDATO QUE SE DIGA DIGNO DE GERENCIAR NOSSO PAÍS. ESTAMOS EM UM BECO SEM SAÍDA, VOTAR EM QUEM?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *