Início » Brasil » Um festival de dossiês
COLUNA ESPLANADA

Um festival de dossiês

Vídeo, áudios, foto em atitude suspeita, vale tudo na reta final de campanha na tentativa de derrubar adversários nas urnas

Um festival de dossiês
Pelo menos três casos vieram à tona nos últimos dias, e podem causar estrago na candidatura de candidatos a governo (Reprodução/Internet)

Vídeo, áudios, foto em atitude suspeita – vale tudo na reta final de campanha na tentativa de derrubar adversários nas urnas. Pelo menos três casos vieram à tona nos últimos dias, e podem causar estrago na candidatura de candidatos a governo. Material guardado há tempos. No Pará, vazou áudio de 2011 da filha do governador Simão Jatene com curioso interesse nas empresas devedoras do Estado. No Amazonas, o áudio de um secretário do governador José Mello negociando votos com o maior traficante; e no Amapá, um vídeo do governador Camilo Capiberibe com suposta propina.

Te prepare

O PT não fica atrás. Há fortes indícios de que prepara uma bomba contra Aécio Neves para ser solta até sexta-feira. A conferir.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Listinha

No Pará, o MP e a Assembleia vão investigar por que Izabela Jatene queria a lista das 300 maiores devedoras do Estado. Ela foi pega sem querer num grampo da Polícia.

Pacotinhos

No AP, o vídeo de Capiberibe não tem áudio, é de quando deputado estadual. Não há provas de que recebe dinheiro, mas ele guarda apressado dois pacotes numa bolsa.

Jornalista assassinado

O jornalista Pablo Medina, do ABC Color, e sua assistente foram assassinados com vários tiros na província de Canindeyú, Norte do Paraguai, na sexta. Eles retornavam de uma aldeia indígena. A região é conhecida por plantações de pés de maconha e por atuação do EPP – Exército do Povo Paraguaio. A Polícia suspeita da milícia.

EPP, braço fajuto

O EPP, um genérico fajuto das FARC colombianas, há oito meses sequestrou o jovem brasileiro Arlan Fick, filho de colonos brasileiros com fazenda na região. O resgate de US$ 500 mil foi pago mas a vítima nunca mais foi vista. Dois líderes do EPP ganharam asilo no Brasil durante o governo Lula, e aqui vivem, apesar dos apelos do Paraguai.

Ligações perigosas

Os serviços secretos do Brasil e Paraguai já sabem que o EPP é associado a criminosos da Bolívia e Brasil. A Polícia Nacional paraguaia suspeita da atuação do EPP com o PCC brasileiro há muito tempo.

Lixão em livro

O livro Tião do lixão ao Oscar será lançado dia 30 na Travessa de Botafogo. É a autobiografia do protagonista do documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz.

Sobrevida

Após ser notificado com ordem de despejo para o último sábado (18), o AeroClube do Brasil conseguiu um recurso no TRF em cima da hora contra a Infraero.

Leitore$

Um governo que deixa o Palácio terá de explicar muita coisa para o adversário que entra. Vão sobrar auditorias. A gestão há dois mandatos mantém 18 mil assinaturas diárias de um jornal da família, que supostamente são distribuídos para órgãos.

Mistério

A maioria dos Bancos utiliza softwares de segurança para garantir a integridade das operações feitas pela internet. Também é fato que os bancos informam ao usuário que irá instalar os plugins de segurança no navegador , mas o Itaú atropelou seus clientes.

Sem aviso

Clientes do internet bank do Itaú têm reclamado em fóruns online da instalação, sem aviso e automática, de um aplicativo chamado Warsaw. Curiosamente é da americana Diebold, fabricante das urnas eletrônicas. Questionam assim a privacidade do usuário.

Tá bom..

Em resposta, a fabricante apenas informa que ‘Esse software faz parte da solução de segurança aprovada, homologada e adotada pelas instituições financeiras que são clientes da GAS Tecnologia / Diebold’. E manda procurarem o banco..

Os vices

O eleitor do DF está confuso com opções de vices, que são escondidos pelos candidatos a governador. Flávia Arruda, na chapa de Frejat (PROS), esposa do ex-governador José Roberto, não tem experiência nenhuma em política e era personal trainer.

Na moita

O vice de Rollemberg (PSB), Renato Santana, é servidor público com bom patrimônio de R$ 621 mil, e investigado no TCU por suspeita em fraude em licitação.

Gafe

Rollemberg cometeu gafe num debate na TV. Disse que Frejat, com idade avançada, está ‘no fim da vida’. Foi o mote para o adversário dizer que ele ataca a terceira idade.

Correções

Ao contrário do publicado ontem, o governador Beto Richa venceu em 299 de 357 cidades no Paraná. E a estudante do ProUni aguarda ser nomeada Defensora Pública do Estado do Tocantins, não como Procuradora do Rio.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

_________________________

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    A democracia é o inverso da ditadura! Na democracia a maioria manda, a minoria obedece. Na ditadura a minoria manda, a maioria obedece. Melhor é saber quem manda, para com juízo obedecer. Na democracia brasileira voto obrigatório determina quem manda! Até a próxima eleição já faz 514 anos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *