Início » Brasil » Um pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado
HERANÇA CULTURAL

Um pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado

Falta de conservação ameaça o Bairro Brasileiro, bairro formado por ex-escravos que retornaram para a Nigéria após servir no Brasil

Um pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado
Perda mais dramática foi a demolição do Ilojo Bar, um prédio de 161 anos erguido por ex-escravos (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Maior cidade da Nigéria, Lagos é o lar do Bairro Brasileiro, nome do bairro criado por ex-escravos que retornaram do Brasil no século XIX e decidiram reiniciar suas vidas ali.

Muitos moradores do bairro são descendentes de ex-escravos do Brasil, conhecidos como “agudas”, uma distorção da palavra “algodão”. O português é falado nas ruas, a arquitetura é similar às casas brasileiras do século XIX e a culinária brasileira está sempre à mesa.

Porém, esse pedaço do Brasil na Nigéria está ameaçado pela falta de conservação e pela modernização da cidade, que derruba prédios antigos e ergue novos. Muitos se perguntam quanto tempo essa relíquia cultural ainda resistirá.

A perda mais dramática foi a demolição do Ilojo Bar, um prédio de 161 anos erguido por ex-escravos e considerado um monumento nacional do país. “É uma perda muito grande para essa cultura, essa comunidade”, diz Gasper da Silva, morador do bairro e presidente da União de Descendentes de Brasileiros, entidade que organiza eventos e festas tradicionais da cultura brasileira no bairro.

Chocado com a demolição do Ilojo Bar, Gasper da Silva discutiu com outros moradores locais a possibilidade de reerguer o prédio coletando doações de moradores mais abastados da comunidade.

Segundo Taiwo Awoniyi, diretor do departamento de herança cultural do Museu Nacional de Lagos, a demolição foi contra a lei. “A demolição, até onde sabemos no museu, foi um ato criminoso”.

Fontes:
Al Jazeera-Is Nigeria's Brazilian heritage under threat?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. luiz alberto franco disse:

    Sugiro contratar um especialista brasileiro em tombamentos. O nome começa com G…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *