Início » Brasil » Um ponto positivo entre os problemas do Brasil
punição à corrupção

Um ponto positivo entre os problemas do Brasil

Artigo do 'New York Times' afirma que a condenação de políticos e empresários renomados é um fator positivo em meio ao escândalo de corrupção no Brasil

Um ponto positivo entre os problemas do Brasil
Segundo o artigo, há no país a sensação de que as coisas podem realmente mudar (Foto: Abr)

Um artigo publicado este fim de semana, no New York Times, chama atenção para a transformação que está ocorrendo no Brasil. Assinado pelo jornalista Joe Nocera, o artigo é intitulado “A Silver Lining to Brazil’s Troubles” (Um ponto positivo entre os problemas do Brasil, em inglês).

O artigo inicia lembrando que, em geral, a economia dos Brics, bloco de emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, não anda muito bem e cita como exemplo a queda das ações na China, os impactos das sanções internacionais contra a Rússia após a anexação da Crimeia, a crise econômica na África do Sul e o crecimento econômico indiano, que apesar de ter ficado em 7% em 2014, está abaixo das expectativas.

“E então, temos o Brasil. Inflação? Está chegando a 10%. O real? Perdeu metade da sua valorização frente ao dólar americano. Recessão? Chegou. A opinião consensual é que a economia do Brasil vai encolher 2% em 2015. Enquanto isso, entre 100 mil e 200 mil pessoas perdem o emprego todos os meses”, diz o artigo.

O texto cita o escândalo de corrupção que afeta a Petrobras, lembrando se tratar de um esquema antigo, e diz que nunca antes a corrupção esteve tão explícita nos noticiários, com políticos e renomados empresários sendo presos.

Neste ponto, o artigo sinaliza para um fator positivo, que coloca o Brasil “em uma situação melhor em relação aos outros membros dos Brics”. “É este: apesar de todas as agruras que o Brasil atravessa, a democracia e as instituições judiciárias do país estão funcionando.”

O texto cita a afirmação de Cliff Korman, músico de jazz que mora no Brasil, que disse que “mais do que nunca o país está resistindo à tempestade”, e finaliza com a declaração de Riordan Roett, diretor do centro de estudos para a América Latina do Johns Hopkins School of Advanced International Studies.

“A corrupção é parte da vida pública. Mas agora as pessoas estão sendo responsabilizadas. Há a sensação de que as coisas podem realente mudar”, disse Roett.

Fontes:
The New York Times-A Silver Lining to Brazil’s Troubles

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *