Início » Brasil » Um quinto dos brasileiros não usa cinto de segurança, segundo IBGE
Segurança no trânsito

Um quinto dos brasileiros não usa cinto de segurança, segundo IBGE

Segunda a Pesquisa Nacional de Saúde, 20,6% da população declarou não usar cinto de segurança sempre que anda nos bancos da frente

Um quinto dos brasileiros não usa cinto de segurança, segundo IBGE
De acordo com os dados da pesquisa, o uso do cinto tem porcentuais maiores conforme cresce o nível de instrução (Foto: Pixabay)

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, usar o cinto de segurança é obrigatório há 18 anos. No entanto, um quinto dos brasileiros ainda resiste a ordem. Nesta terça-feira, 2, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, do IBGE, foi divulgada. Segundo o relatório, 20,6% da população declarou não usar cinto de segurança sempre que anda de carro ou de van nos bancos da frente.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o uso do cinto tem percentuais maiores conforme cresce o nível de instrução. Além disso, há diferenças regionais. Enquanto no Sudeste, 86,5% dos entrevistados disseram utilizar, no Nordeste, apenas 66% afirmaram o mesmo.

O hábito para quem viaja no banco de trás ainda não se consolidou, já que apenas metade da população utiliza a proteção. Nas áreas rurais, por sua vez, o índice registrado é de apenas 44,8%. Já entre os brasileiros que dirigem moto, 16,6% admitiram dispensar o capacete.

Fontes:
Estado de S. Paulo-1/5 dos brasileiros admite não usar cinto de segurança sempre

1 Opinião

  1. Natanael Sperotto disse:

    Falta sair a pesquisa informando quantos desse um quinto se fere em acidentes, em comparação com os outros quatro quintos que usa o cinto. Daí teremos uma noção exata da importância do equipamento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *