Início » Brasil » Um ranking da corrupção por partido
Corrupção

Um ranking da corrupção por partido

Movimento de combate à corrupção listou partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção

Um ranking da corrupção por partido
DEM aparece no topo da lista (Reprodução/Internet)

Pouco antes das eleições de 2012, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um relatório listando os partidos com maior número de membros cassados por corrupção, desde 2000.

A lista foi feita com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral. O DEM aparece no topo, com 69 cassações. Confira abaixo a lista completa.

 

Fontes:
Camara em pauta-MCCE divulga ranking da corrupção por partido

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

35 Opiniões

  1. fabio miranda disse:

    Daqui pra frente será importante ter essas informações e outras mais esclarecedoras que servirão para o povo votar nas próximas e demais eleições em todos os níveis. Sugiro publicar os nomes de todos os candidatos de vereadores a presidente esclarecendo o que c ada um foi, fez e é com suas qualidades boas ou más, se é correto ou não. Desse modo, dá pra eleger quem presta e mudar esse Brasil.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Nem precisa ser tão claro.Retirem o DEM e some os restantes que são todos coligados aos maiores partidos da Nação.Então a coisa deveria ser pela coligação ou pela frente dos governantes.

  3. Viko Cesar disse:

    Por enquanto é isso. Fora os que existiram antes desta pesquisa!

  4. helo disse:

    Joaquim tem razão, fora o PSDB e o DEM, todos fazem parte da base do governo do PT, um soma que chega quase a 200 cassados. Importante frisar que os petistas, sobretudo os maiores, nunca farão parte desta lista porque nunca serão condenados.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    VINTE PARTIDOS CORRUPTOS E O QUE VI NA RELAÇÃO E QUE O PT ESTA EM 9º LUGAR, SERÁ QUE ESTA CORRETA ESTA LISTA, ACHO ESTRANHO

  6. Miguel Meira disse:

    Como disse o Fábio Miranda, os nomes deles tem que ser publicados. O Collor em 8 anos já está de volta. Quem já não voltou ? 339, será que já estão todos eles de novo ?

  7. firmino teodoro da silva disse:

    Amigos estou pasmo, a colocação da sigla PT, com classificação 9º ladrão doBrasil, é de ficar desconfiado da pesquisa.UM PARTIDO pt QUE SÓ SEU PRESIENTE LEVOU PARA SI 2BILHÕES DE DOLARES, falcatruou com 40 LARAPIOS, DINHEIROS EM CUECAS, teria que ser o NUMERO HUMMMMMMMMMMMMM LONGEEEEEEEEEEEEE.praticamente todos seus MINISTERIOS se o MPF,,,TCU…EFETUAR UMA devassa, TENHA DUVIDAS SE SOBRARIA ALGUM PARA DAR GARGALHADA DA OUTRO.////

  8. Samuel disse:

    Esse ranking foi elaborado com base em informações fornecidas pelo TSE. É absurdo pensar que o PT pode ter manipulado o TSE para não divulgar dados do seu partido. Além disso, o julgamento do mensalão deixou bem claro que o PT não possui “caminho livre” no Ministério Público e no STF, ao contrário de outros partidos (porque o mensalão do PSDB, que aconteceu antes e foi entregue depois, pelo MPF). A verdade é que a mídia, faz uma caça a partidos trabalhistas, quando, na verdade a grande parte dos corruptos é de partidos de direita. Só os fantoches da Globo/Veja que não veem isso.

  9. Suely Aparecida Naime disse:

    Realmente pe de se ficar pasmo! Isto mostra que os peixes pequenos do PT é que são sacrificados, os grandões ou morrem como Toninho do PT de Campinas ou o Celso de Santo André, mas cassados não serão. A começar pelo Tubarão NR. Lula e o Nr. Dirceu! Nosso País Acordou e não pode deixar que esta situação permaneça: a da Impunidade em conjunto com o Foro Privilegiado! Nós, o povo, precisamos permanecer alertas e sempre atuantes, pois a limpesa nem começou! Abaixo a Corrupção que sangra o coração do país! Abaixo a corrupção, impunidade e foro privilegiado!

  10. Amadeu S. Grandi disse:

    O DEM nem dá para levar em consideração: é uma QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO. TODOS OS SEUS INTEGRANTES ESTÃO NESSA CONDIÇÃO!
    Quanto aos outros: PELO VISTO TODOS TEM CORRUPTOS. O GRAVE É VER O PMDB COM ESSE PERCENTUAL. E ISTO ANTES DAS ÚLTIMAS 6 CONDENAÇÕES E CASSAÇÕES, INCLUINDO O TAL DONADON, PRESO NA PAMPULHA!

  11. Almir Guteebourg disse:

    Gravíssimo! Então todos tem corruptos??? O problema: estes partidos, candidatos, políticos saírem de onde? Será que foram das comunidades? Alguém votou neles? Por exemplo: votei no PSOL. Não vi nenhum dos nossos nesta lista, que é verdadeira sim, comprovada até mesmo pela Justiça Eleitoral.
    Alguém votou nos demos??? Olha hein, sem mentir! Como citado, é uma gangue! E a segunda maior quadrilha de todos os tempos é, sem dúvida, o PMDB. E sabem o motivo? Esteve em TODOS os governos, desde Sarney, passando pelo Collor, Itamar, Fernando henrique, Lula e Dilma! É uma quadrilha que todos os Brasileiros deveriam tomar muito cuidado!!!

  12. Roberta Faraco disse:

    18 de julho de 2013. TSE Nota de Esclarecimento htt p://w ww. tse.jus.br/noticias-tse/2013/Ju lho/nota-de-esclarecimento

    Nota de esclarecimento

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica, no Diário de Justiça e no sítio de seu domínio, os julgamentos proferidos em observância aos princípios constitucionais da publicidade, para garantia da transparência dos atos administrativos praticados.

    O Tribunal Superior Eleitoral não produz estatísticas sobre condenações de políticos ou de partidos políticos. Eventuais dados estatísticos veiculados na internet proclamando basear-se em lista do Tribunal Superior Eleitoral não emanam deste órgão, não são de sua responsabilidade, nem têm o seu respaldo, até mesmo porque não se tem notícia dos critérios e da metodologia aplicada em cada caso.

  13. otoniel Bastos disse:

    É vergonhoso ver as instituições politicas envolvidas em escândalos cada vez mais frequente em nosso país. É lamentável!

  14. Rafaela disse:

    Eu não estou impressionada, isso é apenas uma parte da corrupção, existe muito mais que isso no Brasil. Por mais que seja lamentável, e é, não é nada surpreendente

  15. Ozeias disse:

    A grande corrupção, que verdadeiramente atrapalha, não é aquela que envolve os políticos. A corrupção do dia a dia, de pequenos valores em troca de pequenos favores, praticada pelo cidadão comum nas cidades é o que mais atrapalha o país e que todos deveriam ficar escandalizados.

    Mas o cidadão prefere acreditar que somente políticos praticam corrupção…

  16. gilberto disse:

    infelzmente é isso aí que ocorre quando os políticos ficam soltos, sem nenhuma regra rígida para mantê-los na linha ,ja ganham um altíssimo salário pr ficarem trocando farpas uns com os outros , votam essa vergonha que é o salario mínimo do trabalhador que penam o mês inteiro de sol em sol, e ainda traem a confiança dos seus eleitores que neles depositaram,ao elege-los, todos sabem que na china política lá tem que ser tratada séria, pois lá politico corrupto vai pro paredão pra ser executado ea famiilia ainda paga a bala usada para a execução do corrupto.Por isso deixo um recado aos politicos brasikeiros:Tenham mais comprometimento com o povo brasileiro, que pagam muitos impostos e o estado não retribui de forma generosa ao povo que sofre na area da saude,educação e segurança,e lembrem-se quando vocês assumem um cargo público voces a partir deste momento serão empregados do povo pra cuidar do patrimônio publico , não depredá-lo com a corrupção.

  17. Francisco disse:

    E o Aércio tem coragem de chamar outros de ladroes

  18. Valter Alves da Silva disse:

    O maior esquema de corrupção na verdade, aconteceu no governo FHC, pelo os anões do orçamento. Mas como o fernando henrique cardoso, conseguiu barrar a CPI em seu govern; hoje ele e seus pares ficam posando de paladinos da moralidade

  19. Aurélio disse:

    ATENÇÃO: É preciso ter muito cuidado com informações que nos chegam, mesmo vindo as vindas do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. O trabalho foi feito pelo juiz Márlon Reis com base em notícias de jornais e dados processuais dos TRE’s e do TSE. O site do TSE divulgou uma nota em 2013, publicada por Roberta Faraco no comentário acima, em que afirma que o TSE “não produz estatísticas sobre condenações de políticos ou de partidos políticos.”
    O trabalho do juiz Márlon fez um apanhado parcial e incompleto, pelo que pude deduzir, englobando políticos cassados (e não parlamentares como consta na matéria acima) de quatro eleições: 2000/2002 e 2004/2006. Não leva em consideração os processos de corrupção eleitoral dos milhões de candidatos nessas quatro eleições para os cargos de governador e vice, senador e suplentes, deputado federal e estadual/distrital, prefeito e vice, vereador. Considera apenas os políticos cassados nessas quatro eleições.
    O juiz Márlon conseguiu totalizar 623 políticos cassados no documento que ele elaborou, mas no quadro do ranking dos partidos consta apenas 339 políticos, pois não levou em conta os partidos dos vices e suplentes de Senador.
    Trata-se de uma generalização perigosa que atenta contra a democracia e o sistema partidário brasileiro. São números parciais e imprecisos que necessitam de uma análise mais acurada.

  20. relizumanus disse:

    O TSE que já não serve para nada, tem os dados mas não presta o serviço ao Brasil de produzir estatísticas com estes dados e contribuir incisivamente para uma melhor legislação eleitoral e punição aos partidos ( que agora são os mandatários do mandato ) por aceitarem filiação de correligionários mau preparados para o exercício da função
    parlamentar. Mas, e o congresso? Não dispõem desses dados?

  21. Rafael disse:

    cassações de mandatos políticos do ano 2000 até 9 de setembro de 2007

  22. diego disse:

    A lista de furnas não foi comprovada a autenticidade. Bolsonaro e outros da lista estão limpos nessa!

  23. Milton disse:

    Pesquisa antiga,queria ver uma atual.PT,PMDB,PP estariam no topo com certeza

  24. Sérgio Almeida disse:

    A lista de Furnas foi classificada como autêntica pela Polícia Federal, mas não deu em nada:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79588.shtml

  25. Alexandre Sousa disse:

    Estranho é que o unico partido que eu conheço mais tem só dez. Partido que eu nunca ouvi falar são os que tem mais corruptos cassado. Já ouvi falar das legendas de aluguel, pode ser explicação porque legendas que eu nunca ouvi falar ter tantos corruptos cassados.

  26. glaucione disse:

    Queria uma pesquisa atual!

  27. Fábio Lima disse:

    Os dois maiores casos de corrupção, foram mensalão e petrolao ambos liderados pelo PT. Já foram presos tesoureiros, Marqueteiros, sem falar de Dirceu, Paulo Bernardo, e outros envolvidos em corrupção como Gleisi Hoffmann, Fernando Pimentel governador mineiro, Mercadante
    Genuíno, Palocci, delcídio e muitos outros. Lula e o triplex e o sítio e Dilma e a refinaria de Pasadena. Mas existem alienados que vivem no mundo de fantasias, que acham que o país não atravessa nenhuma crise, que a lava jato é invenção e blá blá blá… PT = ‘Partido dos trambiques’ corruPTos.

  28. Fabio disse:

    A CORRUPÇÃO COMEÇA QUANDO OS PARTIDOS ACEITAM DINHEIRO DE EMPRESÁRIOS. TENTARAM ACABAR COM
    ISSO MAS O PSDB FOI UM ALVOROÇO E BARROU NA CAMARA DE DEPUTADOS

  29. Fabio disse:

    A CORRUPÇÃO COMEÇA QUANDO OS PARTIDOS ACEITAM QUE SUAS CAMPANHAS SEJAM FINANCIADAS POR
    EMPRESAS, SIMPLES ASSIM. DESSE MODO ELES DEVENDO FAVORES AS EMPRESAS E ISSO VIRA UM
    CIRCULO DO MAL.

  30. jacinto leite disse:

    bom dia leitor seu lindo.
    bolsonaro 2018

  31. eduardo disse:

    democrata tem 147 membros e 69 cassados por corrupção, quase metade do partido.

    Essa é a lista que queremos ver.

  32. Ivánj GHatica Ríspoli disse:

    Na realidade a corrupção está no DNA do povo brasileiro. Não adianta levantar a corrupção por partido e sim por político. Além do Bolsonaro, não tem ninguém que preste .

  33. Sandro Meireles disse:

    O MCCE informa que estes dados são de 2009, portanto, estão desatualizados.
    Informamos ainda que não realizamos mais este tipo de levantamento devido à falta de dados unificados da justiça eleitoral. O último levantamento que realizamos do tipo, em 2009, foi fruto de um trabalho realizado com grande esforço e pesquisa e demandou uma equipe no MCCE e outra no TSE.
    Hoje, não temos estrutura para tal. Ascom-MCCE (www.mcce.org.br)

  34. p/ Richard Bankena disse:

    URGENTE: QUAIS PARTIDOS NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS COM CORRUPÇÃO? QUAIS POLÍTICOS NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS COM CORRUPÇÃO? ESTE É O FOCO! ESTA É A REFERÊNCIA PARA 2018!

  35. Anderson Alcaraz disse:

    Ao que pude comprovar apenas o PSDC não aparece na lista

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *