Início » Brasil » Um terço dos idosos internados no Brasil tem desnutrição, diz pesquisa
Terceira idade

Um terço dos idosos internados no Brasil tem desnutrição, diz pesquisa

A doença compromete o sistema imunológico e dificulta a evolução do quadro do paciente

Um terço dos idosos internados no Brasil tem desnutrição, diz pesquisa
Pesquisadores verificaram que 30,8% dos idosos estavam desnutridos e outros 38,4 apresentavam risco de desenvolver o problema (Reprodução/internet)

Um estudo realizado pela Nestlé Health Science em parceria com universidades e hospitais brasileiros revelou que um terço dos idosos internados no país apresenta desnutrição. A pesquisa avaliou as condições de saúde de 19.222 pacientes em 110 hospitais brasileiros (de 15 Estados), entre 2010 e 2012.

Leia mais: Um bilhão de tons de cinza

Os pesquisadores verificaram que 30,8% dos maiores de 60 anos estavam desnutridos e outros 38,4 apresentavam risco de desenvolver o problema. A partir da avaliação do quadro de cada paciente, foram estabelecidas intervenções para aprimorar o cuidado hospitalar. A iniciativa fez parte do projeto Jovens Nutricionistas, que contou com a participação de 300 universitários da área.

De acordo com Roseli Borghi, nutricionista e coordenadora do projeto, os idosos são mais propensos à desnutrição, bem como à ocorrência de doenças que agravem o problema. “Com o envelhecimento, a pessoa começa a perder massa magra e isso interfere na absorção dos nutrientes. Muitos começam a ter também problemas de dentição, de mastigação e deixam de se alimentar adequadamente”, explica.

Uma das principais consequências da desnutrição é o comprometimento do sistema imunológico, explicou Borghi. Dessa forma, o avanço da doença dificulta a evolução do paciente internado e, em muitos casos, prorroga seu tempo de internação, aumentando o risco de infecção hospitalar e de outras complicações.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Sou octogenário e gozo de boa saúde, graças a Deus. Ainda trabalho como empregado. Acabo de comer agora mesmo uma pratada de salada de frutas, com farinha Nestlé e queijo branco.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *