Início » Brasil » Uma a cada quatro cidades do país enfrenta epidemia de dengue
Levantamento

Uma a cada quatro cidades do país enfrenta epidemia de dengue

Levantamento mostra que 1.397 de um total de 5.570 cidades brasileiras estão em situação epidêmica da doença

Uma a cada quatro cidades do país enfrenta epidemia de dengue
Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde a pedido do jornal Folha de S.Paulo revelou que uma a cada quatro cidades brasileiras já enfrenta epidemia de dengue neste ano.

Leia também: Nove em cada dez mortos por dengue em SP são idosos

A situação é particularmente complicada no estado de São Paulo. Oitenta e dois por cento dos municípios paulistas, incluindo a capital, aparecem em situação epidêmica da doença.

De acordo com a OMS, a epidemia de dengue é caracterizada quando a incidência da doença supera 300 casos por 100 mil habitantes.

Ainda segundo o levantamento, 1.397 (sendo 530 em São Paulo) de um total de 5.570 cidades brasileiras estão em situação epidêmica de dengue.

O número de municípios que tem índice da doença no patamar epidêmico quase triplicou em apenas um mês. No início de março eram 511.

Em entrevista à Folha, o coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, Giovanini Coelho, disse que a combinação entre condições climáticas favoráveis e modo de vida urbana, com falta d’água e problemas na coleta do lixo, tornam o país vulnerável à doença.

O levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda que, nas cidades em situação epidêmica, a incidência média é de 1.480 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Epidemia de dengue afeta uma a cada quatro cidades do país

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *