Início » Brasil » Uma dura batalha para Aécio Neves
Segundo turno

Uma dura batalha para Aécio Neves

Para derrotar a presidente, o tucano terá de preencher uma lacuna de 18 milhões de votos

Uma dura batalha para Aécio Neves
Primeiras pesquisas do segundo turno devem mostrar Aécio e Dilma tecnicamente empatados (Reprodução/Internet)

Desde a reintrodução das eleições diretas em 1989 nenhum candidato da oposição conseguiu derrotar um governista no segundo turno. Por outro lado, nunca a favorita esteve tão vulnerável. Como indicam as primeiras pesquisas eleitorais do segundo turno divulgadas nesta quinta-feira,  09, o tucano Aécio Neves e a petista Dilma Rousseff estão tecnicamente empatados.

Um mapa do primeiro turno (Economist)

Para derrotar a presidente, o tucano precisa consolidar sua base no Sul e avançar nas regiões pobres do Norte e Nordeste. Mesmo com o apoio explícito da ex-senadora Marina Silva, Aécio enfrenta um grande desafio. Muitos dos eleitores de Marina se inclinam à esquerda e consideram o PSDB um partido elitista. As últimas pesquisas antes do primeiro turno sugeriam que menos de 60% dos “marineiros” votariam em Aécio.

Se a taxa de abstenções, votos em branco ou nulos do primeiro turno (29%) se mantiverem no segundo, Aécio precisará fechar uma lacuna de 18 milhões de votos, além dos 35 milhões que já conquistou. Ele não só terá de convencer a maioria dos eleitores de Marina – um quarto dos quais agora prefere Dilma – a votar nele, mas também precisará tirar votos da presidente.

Para isso, o tucano tem de convencer algumas das 27 milhões de famílias que recebem ajuda estatal que programas como o Bolsa Família correm perigo se o PT mantiver o poder e não, como diz Dilma, se a oposição vencer. Alguns novos dados podem ajudá-lo: o FMI cortou sua previsão de crescimento para 2014 em um ponto percentual, para 0,3%, e a inflação nos últimos 12 meses foi de mais de 6,7%, a pior em três anos.

Mas Aécio ainda encara uma estrada íngreme pela frente. O PT, que inicialmente apontou suas armas para Marina, agora está se preparando para apresentar o PSDB como o partido “sem coração”. Em sua primeira propaganda eleitoral do segundo turno que foi ao ar nesta quinta-feira, 09, a campanha de Dilma alegou que o tucano Fernando Henrique chamava aposentados de “vagabundos” e chegou a dizer que “os pobres que votam em Dilma são mal-informados”. O PSDB, segundo Dilma, “nunca colocou os pobres no orçamento”.

 

Fontes:
Economist - Restarting the Rollercoaster

16 Opiniões

  1. celia fernande disse:

    meu candidato e Aecio neves pq sei que ele vai mudar peço ao Aecio sendo eleito trabalhar com os governos dos Estados que tralham com a saude em seus estados dando maiors atenção para os hospital digo isso assim termina as demandas na capital de tantos doentes vindo para nossa capital se vc ficar em nossos hospital publico , vai verificar de todos os lados do interior vem para são paulo se cada governo trabalhar melhor na saude vai dar um folego para todos em são paulo diz presidenta que esta maravilhoso com + medico tira a venda Dilm enterna alguem da sua familia no hospital publico não temosnada para de dizer balela sera que a senhora consegui dormi? digo não esqueça que temos um DEUS para ele a senhora vai prestar conta AECIO tenho certeza que MARIA PASSA na tua frente DEUS te abençõe

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Essa eleição “tá-danada”. Dia desses dobrei à esquerda, por engano claro, e entrei num bairro popular. É muita gente ganhando algum auxílio do governo. Como falar de inflação e custo Brasil ? A maioria acha que Economia é não gastar todo o bolsa-família.

  3. helo disse:

    Maurício, é tão bom viajar, sobretudo quando em boa companhia. Ouvi o debate, gostei do candidato verde e ele já está com Aécio. Aécio está cada dia melhor, fala com alegria, espontaneidade, tem boas propostas e diz a verdade. Se o povo escolher o Aécio porque é contra a Dilma, o povo acertou e não caiu na propaganda enganosa ou acreditou no discurso decorado da presidenta.

  4. Mauricio Fernandez disse:

    O que tem de terminar mesmo é a mentira na boca de altas autoridades do país. Nunca se mentiu tanto a tantos com a maior impunidade e cara de pau.

  5. helo disse:

    Ney se Aécio segundo você não fez, pense no que Dilma fez para chegarmos onde estamos sem nenhuma crise mundial desde 2009. E ainda fica chateada que se fale em corrupção em época eleitoral. Por que? Chama isso de golpe. Que golpe?
    Vítimas somos todos nós brasileiros e não a Presidenta. Confesso que reconheço seu enorme esforço para obedecer e decorar os textos de campanha. Ainda assim muita bobagem escapa como aquela “Quando essa gente vem do Nordeste para o Brasil” Grave não acha?

  6. helo disse:

    Muitos sindicatos são braços do governo e falam por si próprios. O meu, a CUT não me representa. Na avaliação do próprio governo Minas teve a melhor avaliação do país.
    O grande educador Cristovam Buarque do PDT, base do governo, vota no Aécio.
    Afora as mentiras apontadas pela leitora na Educação, acrescento: O governo manda o dinheiro para os municípios, lava as mãos, mas não toma para si a tarefa. O que adianta várias resoluções e exigências se uma escola pobre não tem nem como contratar um professor? E o que explica a decisão de mandar 20.000 brasileiros para uma universidade particular na Bolívia com ótimas bolsas estatais ao invés de investir nas que temos? Não compreendo como Haddad se elegeu prefeito depois da sua péssima gestão na Educação, nos Enens com seus múltiplos erros, na cartilha gay, retirada porque não agradou nem os gays, no livro de leitura medíocre de sua amiga e adotado em todo o país ao invés dos inúmeros livros de nossos grandes escritores ainda muito desconhecidos etc. e tal?

  7. Sandra disse:

    Sete mentiras de Dilma sobre a educação :
    Dilma mente quando diz que a educação brasileira está entre as melhores do mundo. Pesquisa recente colocou o Brasil no 105º lugar em qualidade da educação em uma lista com 122 países.
    Dilma mente quando diz que o analfabetismo no Brasil está perto do fim. Após 15 anos de quedas consecutivas, em 2012 houve uma estagnação na queda da taxa de analfabetos, que hoje é de 8,7% da população.
    Dilma mente quando apresenta seus resultados na construção de creches. Ela prometeu criar seis mil novas unidades, mas apenas 120 foram entregues.
    Dilma mente quando diz que seu governo irá acabar com o analfabetismo no país. Relatório da Unesco divulgado em 2014 coloca o Brasil em 8º lugar entre países com maior número de analfabetos adultos.
    Dilma mente quando promete formação continuada para professores. Menos de 10% dos professores brasileiros estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal.
    Dilma mente quando promete equipar escolas com banda larga gratuita. Hoje, boa parte das escolas brasileiras, principalmente no interior, sequer possuem computadores.
    Dilma mente quando promete transformar o Brasil em potência científica e tecnológica. Sequer as metas do programa Ciência sem Fronteiras ela consegue cumprir.
    (http://www.dilmamente.com.br/)

    Fora Dilma!Fora o PT!

  8. Rosa disse:

    Antes do tucanato sacudir as penas, eh bom dar uma lida na carta-aberta que o Sindicato dos Trabalhadores de
    Educacao de MG fez a Debora Fallabela. Precisa tambem tomar conhecimento da decisao do STF sobre a demissao de 98.000 funcionarios efetivados, sem concurso publico, em Minas Gerais. Eh so o comeco!
    Quanto ao “empate tecnico” , ja vi esse filme!

  9. ney disse:

    Por mim ele, vai envelhecer tentando, e nunca vai chegar ao poder. ele não fez nada que valece a pena em MINAS, ainda crio novo imposto.

  10. Pedro Caldeira Gomes disse:

    O útil da pluralidade de Dilma é recorde com presença de significados positivos de construção em seus trabalhos realizados e outros serão realizados com sua vitória no 2° turno vencendo o falso Aécio Neves, isso como exemplo dialético de pertencer a sua vitória. O brasileiro não quer a volta do PSDB no governo, pois só causou desastre, roubo e corrupção.

  11. paulo fernando disse:

    Segundo turno Aécio 65% e Dilma 35% esse é meu placar.

  12. Carlos U Pozzobon disse:

    Vai ser uma disputa acirrada. Torço por Aécio, para dar um fim ao modelo de unidade em torno do loteamento de cargos em estatais. Mas vencer não basta. O importante será desatar os nós criados pelo modelo de cooptação de grupos que levou a um aumento espetacular do custo Brasil. Enfrentar as 300 mil ONGs que funcionam como um exército mercenário a serviço do governo, vai exigir um pulso firme e enérgico da nova administração. Mas ainda é cedo para dar como fato consumado. A oposição precisa se mobilizar muito mais do que vem fazendo, até porque só poderá fazer um bom governo se conseguir sensibilizar a sociedade em um programa de reformas.

  13. Mauricio Fernandez disse:

    Helo, não viaja tanto! Aécio vai ganhar por ser contra Dilma. Todos os candidatos dizem que tiveram a melhor avaliação em seus Estados nisso e naquilo…. pura conversa mole. Por qual razão então Aécio perdeu em seu próprio Estado?

  14. Sandra disse:

    As pesquisas, depois do fiasco do primeiro turno, mostram que não são confiáveis…De todo modo, o Brasil indignado começa a dizer não para o governo mais corrupto da história desse pais. Aécio arranca na frente no segundo turno em todas as pesquisas… A corrupção, a mentira, a roubalheira, a má-fé estão arraigadas no DNA petralha. Fora Dilma!Fora o PT!

  15. helo disse:

    Aécio tem desafios e está vencendo. Tem o apoio de uma família afetuosa, é tranquilo, cercado de um bom apoio, governo de sucesso em Minas em que a educação teve o melhor desempenho do país. Virão mais escândalos do PT e virão mais calúnias nesses segundo turno, mas a ascensão de Aécio parece sólida. Que bom! Queria que vencesse por suas qualidades, mas parece que vence porque o bolso já está sentindo os estragos feitospela Dilma. A vida está cara mesmo com todo o governo gastando para esconder.

  16. Beraldo Dabés Filho disse:

    Segundo turno: Dilma 49% e Aécio Pinóquio 43%.
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *